Jardim do Bonfim, auditório e pátio da Escola Sebastião da Gama recebem os três espectáculos marcados para esta quinta-feira
O antepenúltimo dia do Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS) reserva três apresentações artísticas onde a internacionalidade vai estar em destaque. Do Brasil, da Colômbia e da Roménia, respectivamente, chegam “Monotrux”, “Secretos. Cuentos de Vida, Amor y Muerte” e “Miorita” que vão estar hoje em exibição.
A primeira, a partir das 17 horas no Jardim do Bonfim, é produzida pela Cia. Monotrux (Brasil/Portugal), e mistura “comicidade física, música, equilibrismo, e teatro de animação” como se lê na sinopse. O andarilho Petúnio cria – através de “um carrinho repleto de cacarecos tecnológicos” que recolhe durante a sua jornada –, uma criatura com quem terá de aprender a viver. É esta a proposta de um teatro para todo o público.
Duas horas mais tarde o auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama (ESSG) recebe a produção colombiana “Secretos. Cuentos de Vida, Amor y Muerte”, de Mónica Chiquilo. A vida, o amor e a morte, como o próprio nome indica, são os principais temas das sete micro-histórias e um conto que compõem a narrativa. As histórias, a dança e o teatro são os três principais elementos de ilustração de uma peça que foi finalista do Concurso de Microrelatos Libertários realizado em Andaluzia, em Espanha.
Ao cair da noite, pelas 22 horas no pátio da ESSG, apresenta-se “Miorita” da companhia romena Auăleu Teatru. Nesta, uma tradução como a peça “O Cordeiro” e que tem várias versões, mas é a mais famosa que chega à cidade de Setúbal. Esta que “centra a trama em três pastores, um deles fica a saber por uma ovelha encantada que os outros dois planeiam matá-lo para ficar com a sua propriedade e bens”. A música contemporânea e o teatro de máscaras juntam-se para a interpretação.