Calema, Carlão, Carolina, Herman, Sara e Sérgio encabeçam
cartaz de luxo
Começam no próximo dia 23 as Festas de Corroios, na sua 47ª edição, com um cartaz musical de grande relevo. Múltiplas atividades e momentos musicais vários integram estas que são das maiores festas populares do distrito, mas, no entanto, são os concertos que decorrem no Palco Carlos Paredes, no Parque da Marialva, que chamam a atenção.
Este ano, o cartaz inclui nomes grandes do panorama musical português, como Carlão, Carolina Deslandes, Sara Correia, Herman José ou Sérgio Godinho, entre outros.
Logo a abrir a primeira noite, estará Carlão, o homem da icónica banda de Almada, Da Weasel, há muito a atuar em nome próprio, com uma carreira repleta de sucesso e que chega a Corroios com o novo álbum “Quarenta”. Na primeira parte, estará a banda Divã, da Amadora, que venceu o 28º Festival de Música Moderna de Corroios.
No dia 24, acontece o 38º Festival de Folclore de Corroios, que conta este ano com as presenças, para além de grupos locais, de grupos oriundos do Minho, Ribatejo e Região de Lisboa.
No dia seguinte, domingo, a cantora de “A Vida Toda”, “Avião de Papel”, “A Saia da Carolina” ou “Ela é Linda”, Carolina Deslandes, faz a sua estreia nas Festas de Corroios. Um nome que arrasta multidões, o que também deverá ocorrer nesta noite. Na primeira parte, Irma, jovem cantora e compositora, subirá ao palco para apresentar o seu EP “Filha da Tuga”, entre outras coisas.
Na segunda-feira, dia 26, um homem único, com 50 anos de carreira, e um talento e humor ímpares: Herman José, pois claro. Está garantida a festa e o humor…
No dia seguinte, sobe ao palco “a fadista de quem todos falam”: o furacão Sara Correia, a fadista que encheu recentemente quatro Coliseus e cujo mais recente álbum, “Liberdade”, a colocou num nível de relevo internacional.
Dia 28 regressam a Corroios os D.A.M.A. e a sua música pop, oito anos depois da estreia nas festas desta localidade. No dia 29, quinta-feira, a música rock ocupará o palco, com a presença de dois nomes com alguma história naquele universo musical em Portugal: Bizarra Locomotiva e Tara Perdida, dois nomes de referência. A 30 de agosto, uma das bandas de maior sucesso em Portugal nos últimos anos, Calema, dos irmãos Fradique, será seguramente motivo de enchente nas Festas de Corroios. Na primeira parte dos Calema, estará a banda tributo aos Pearl Jam, Pearl Band.
De realçar que este é o único concerto que tem o preço de 7,50 €, valor que a organização chama de Título de Solidariedade. Todos os restantes concertos são de entrada livre.
No sábado, dia 31, o nome que, estando confirmado, não pôde ser anunciado em devido tempo, por questões contratuais: Dino D’Santiago, um dos grandes nomes da música feita em Portugal.
E para terminar a edição de 2024, dia 1 de setembro, subirá ao palco Carlos Paredes, em Corroios, também em estreia nestas festas, um nome incontornável na história da música em Portugal, também a comemorar 50 anos de carreira, uma carreira ímpar, um nome que atravessa gerações e que nos coloca com “um brilhozinho nos olhos”: Sérgio Godinho, pois então. Mas antes, estará em palco uma jovem cantora do Seixal, chamada Madalena Ribeiro.
António Ramos
*Opinião Musical