Infra-estruturação da Rua da Lusitânia, na Lagoinha, e, a requalificação da Avenida Bombeiros Voluntários são as obras visadas
A Câmara Municipal de Palmela adjudicou um projecto e uma empreitada que têm como objectivo melhorar a mobilidade dos munícipes e dos transeuntes. A primeira corresponde à infra-estruturação da Rua da Lusitânia, na Lagoinha, e a segunda à requalificação da Avenida Bombeiros Voluntários, em Palmela.
A primeira das obras vai ter custos superiores a 144 mil euros – no total 144.115,01 euros – e, além de remodelar toda a rede de águas prevê também a “criação de uma rede de águas residuais domésticas nesta rua, no impasse e num troço ao longo da berma poente da EN 379-2, até à ligação com o emissário da Simarsul, num total de cerca de 300 metros”, refere a autarquia no seu site oficial.
Esta empreitada corresponde às obras planeadas no Plano Plurianual de Investimentos 2024-2028, para o qual o município contraiu um empréstimo no valor de 7,65M€.
No caso do projecto para “o arranjo paisagístico da Avenida dos Bombeiros Voluntários”, o valor dos trabalhos é menor, cifrando-se em cerca de 23 mil euros (23.308,20 euros).
Uma “zona de convívio e usufruto, sem eliminar o estacionamento, que é limitado na vila” é uma das propostas da obra que vai ter com objectivo a “requalificação, criar um espaço de contemplação da paisagem e vivência urbana”.
Zonas de miradouro e de estadia, instalação de mobiliário urbano, espaço para mercados de ar livre e reordenamento do estacionamento, são outras das propostas da autarquia.