O presidente da câmara aproveitou a visita da ministra do Ambiente para defender a sustentabilidade do território
O presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, exige que o Governo avance, “urgentemente”, com a “construção de novos acessos ao longo da faixa costeira, assim como mais estacionamento”. Para o autarca é necessário que a grande extensão de linha de costa do concelho, com a enorme procura que tem, garanta o “acesso em segurança e a salvaguarda ambiental”.
Foi isso mesmo que relembrou à ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que na passada segunda-feira, esteve no concelho do Litoral Alentejano, mais concretamente na praia de Melides para assinalar a Época Balnear.
“As Praias de Grândola são para todos”, evocou António Figueira Mendes e frisou à governante que a população do concelho não pode ser privada de usufruir em segurança de uma das suas maiores riquezas naturais. Manifestou ainda que é necessária a autorização para criação de mais praias e mais acessos e estacionamentos, e garantiu que não irá desistir de reivindicar junto das autoridades competentes, nomeadamente a Agência Portuguesa do Ambiente, organismo que é tutelado pelo Ministério do Ambiente.
Depois de focar que o aumento do turismo na região é uma realidade notória, o presidente da Câmara Municipal deixou bem claro que irá tomar as medidas necessárias, que estiverem ao seu alcance, para que o concelho de Grândola continue a ter uma das zonas costeiras mais bem preservadas da Europa.
“O foco da autarquia continua a ser o desenvolvimento do concelho de forma equilibrada e harmoniosa, sempre em prol da melhoria da qualidade de vida da população. Neste sentido, e sem prejuízo do desenvolvimento económico associado a estes projectos turísticos, a autarquia considera que há limites que não devem ser ultrapassados, de forma a não se comprometer a sustentabilidade do território”.
Durante a visita a ministra constatou no terreno a requalificação realizada na Praia de Melides pela Câmara Municipal e inteirar-se do importante trabalho desenvolvido pela Brigada do Mar e por a Ocean Alive, em parceria com o Município de Grândola.