Popular FM é a rádio oficial das festividades e vai proporcionar noite de espectáculo no encerramento do evento
É já hoje que arrancam as Festas do Lavradio em Honra de Santa Margarida. E neste dia de abertura as atenções centram-se na cantora e actriz Luciana Abreu, que sobe ao palco após a actuação do Grupo Harmonia (21h00). As festividades vão prolongar-se até ao próximo domingo, dia em que se realiza a “Noite da Popular FM”, rádio oficial do evento.
Amanhã, o cartaz artístico engloba as actuações de ESTBarTuna (21h00), Aliança Velha (22h00) e Nélio Pinto (23h30). Para sexta-feira estão agendadas as prestações de Companhia Limitada (22h00) e as selecções musicais da dupla de DJ que forma o projecto “80’s Land Soundsof Yesterday” (23h45).
Sábado – dia maior das festividades – arranca com a actuação do Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio (11h00, no Mercado), e fica marcado pela Procissão (18h00), pelo Festival de Folclore (20h00, nas piscinas), e por Akunamatata (22h30) e Animasul Live Show (meia-noite).
Domingo inicia-se com African Dance Roots (11h00), na Avenida Joaquim José Fernandes, e contempla a actuação de Tr3vu (21h00) e a Noite da Popular FM (a partir das 22h30), que marca o encerramento do evento.
As Festas do Lavradio não se resumem, porém, às propostas de animação musical, conforme já havia sublinhado Gabriela Soares, presidente da Junta da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, a O SETUBALENSE.
Até porque, lembrou a autarca, estas festividades “conciliam, de forma harmoniosa, uma componente religiosa com o programa cultural e recreativo”. Revestem-se de significado especial, já que acabam por se constituir como “momento único de encontros e reencontros” e como factor de “coesão social”, frisou. “Têm grande importância para a comunidade do Lavradio, uma vez que é um momento em que muita gente se encontra… até pessoas que já nem vivem no Lavradio e que vêm propositadamente à vila para estarem com os amigos. É um momento de confraternização e amizade”, reforçou.
A presidente da junta admitiu que as expectativas em termos de adesão popular são elevadas. E a justificação é válida: “Todos os anos é casa cheia, embora o recinto das festas não seja muito grande. Seguramente, leva sempre muita gente a sair à rua e o Lavradio precisa deste tipo de oportunidades, em que as pessoas possam confraternizar num momento que é único, que são as festas da nossa vila”, concluiu.
As Festas em Honra de Santa Margarida, no Lavradio, foram reactivadas em 2018.