Los Romeros, Quem é o Bob? e Augusto Canário também confirmados. Apresentação do certame juntou 200 pessoas no Largo São João
Miguel Gameiro & Pólo Norte, Buba Espinho e Los Romeros são três das principais propostas do cartaz artístico da 61.ª edição da Festa das Vindimas, em Palmela, que vai decorrer de 29 de Agosto a 3 de Setembro. Os nomes foram revelados durante a festa de final de tarde promovida pela organização para apresentação do evento, no último sábado, que juntou cerca de 200 pessoas no Largo São João.
Além de André Ribeiro, novo presidente da Associação Festa das Vindimas, entidade organizadora, marcaram ainda presença na “cerimónia” – que serviu para abrir o apetite para este que é um dos principais festejos da vila e do concelho – Maria João Camolas, vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Palmela, e Jorge Mares, presidente da Junta de Freguesia de Palmela.
Nesta primeira abordagem pública à Festa das Vindimas, a organização deu ênfase total ao cartaz musical, muito preenchido e diversificado, de onde se salientam – além de Buba Espinho, Los Romeros e Miguel Gameiro & Pólo Norte – o grupo Quem é o Bob? e o artista Augusto Canário.
Dentre os destaques da animação musical estão ainda duas bandas de tributo, uma a Ivete Sangalo, outra a Tina Turner. E André Ribeiro deixou no ar a possibilidade de “poder haver mais alguma surpresa”.
Apesar da estrutura da programação oficial (artistas, espaços e horários) ainda estar a ser definida, o responsável pela associação organizadora do certame revelou a O SETUBALENSE algumas alterações que vão ser introduzidas em relação a um passado recente, no sentido de fazer “renascer a tradição” – designação que foi adoptada como lema para a edição deste ano.
“Vamos dar mais visibilidade ainda ao associativismo que vai ter um palco próprio, rodeado por uma zona de restauração. O polidesportivo vai ser dinamizado pelo Moto Clube de Palmela e na programação vamos também olhar para os artistas e bandas da terra, além dos nomes de âmbito nacional”, avançou André Ribeiro.
Para melhorar a segurança e facilitar o convívio, a associação decidiu reduzir de 15 para apenas cinco as tasquinhas dos chamados ‘shots’ e o horário de fecho do recinto da festa será encurtado em uma hora nas noites de quinta-feira, domingo e segunda-feira, encerrando nestes dias às 2h00. Nos restantes dias, a actividade prolonga-se no recinto até às 3 horas da madrugada.
Momentos icónicos
Outra revelação feita pelo presidente da associação foi a de que este ano o cortejo etnográfico voltará a ser concebido por José Condeça, que durante muitos anos foi o responsável por aquele que é sempre um dos momentos mais aguardados na festa.
Mas antes de tudo acontecer, no dia 28 de Agosto, outro dos momentos icónicos tem lugar no Cine-Teatro São João com a eleição da Rainha das Vindimas – as inscrições para as jovens apresentarem a sua candidatura terminam no próximo dia 31. Terminado esse processo, as escolhidas serão reveladas ao público num espectáculo agendado para 17 de Agosto na Igreja do Castelo de Palmela.
André Ribeiro acredita que com a ajuda das muitas pessoas que estão a trabalhar na preparação do certame “a Festa das Vindimas será mais uma vez o orgulho de Palmela”.
O orçamento das festividades ronda, este ano, os 300 mil euros e tem uma comparticipação da Câmara Municipal de Palmela no valor de 60 mil euros, além do apoio logístico proporcionado pelo município mas também pela Junta de Freguesia de Palmela.
De 29 de Agosto a 3 de Setembro, na vila de Palmela, os milhares de visitantes esperados podem contar com os habituais momentos icónicos emblemáticos da festa, como o Cortejo das Vindimas e o Cortejo dos Camponeses, a pisa da uva e bênção do 1.º mosto, a juntar a espectáculos, mercado de vinhos e oferta gastronómica com produtos regionais, entre outras iniciativas que estão ainda por anunciar.
Aposta Popular FM é rádio oficial e garante som da festa
Esta edição da Festa da Vindima distingue-se também por apresentar a Popular FM como rádio oficial do evento. Além disso, a estação emissora vai assegurar, pela primeira vez nestas festividades, o som ambiente durante os seis dias do certame. A Popular FM tem sido a rádio local, de carácter generalista, mais ouvida na Área Metropolitana de Lisboa, de acordo com os dados da Marktest. Com emissor no Montijo e estúdios no Pinhal Novo, a estação radiofónica, que emite em 90.9 FM, triplicou as audiências e passou a liderar o seu segmento no ranking do Bareme Marktest referente a Setembro passado. O marco alcançado há quase um ano é assinalável, já que a Popular FM chegou então aos 0.3 de audiência. Um resultado digno de registo, quando algumas das estações emissoras de âmbito nacional como a Antena 1 e a TSF apresentaram então, respectivamente, 3.8 e 3.4 de audiências.