Executivo municipal decide esta quarta-feira abertura de concurso para requalificar Barreiro Velho

Executivo municipal decide esta quarta-feira abertura de concurso para requalificar Barreiro Velho

Executivo municipal decide esta quarta-feira abertura de concurso para requalificar Barreiro Velho

Intervenção na zona divide-se em duas fases e ascende a 27 milhões de euros. “Vai permitir reformular tudo no espaço público”, diz Rui Braga

O lançamento do concurso para a execução da empreitada referente à requalificação do Barreiro Velho, num valor global de cerca de 27 milhões de euros, vai ser esta manhã submetido a votação na reunião pública do executivo municipal.

- PUB -

A obra vai dividir-se em duas fases: a primeira – que começa por reperfilar a Rua Miguel Bombarda – representa “um investimento na ordem dos 5 milhões de euros, sustentado na íntegra pelo município, com recurso a crédito bancário”, e a segunda, no valor de 22 milhões de euros, é “financiada ao abrigo do Portugal 2030”, diz Rui Braga, vice-presidente da Câmara do Barreiro, que detém o pelouro das Obras Municipais.

A primeira fase dos trabalhos tem um prazo de execução de cerca de 12 meses, o que equivale a metade do período previsto para a realização e concretização da segunda fase da obra (à volta de dois anos).

A dimensão e, sobretudo, o valor do investimento torna esta requalificação na empreitada de maior exigência do município, conforme admite o autarca.

- PUB -

A intervenção vai permitir “reformular todo o espaço público” do Barreiro Velho. “Tudo o que é público, menos habitações degradadas”, resume o responsável pelas Obras Municipais, que olha também para a operação como um estímulo para acções paralelas dos proprietários privados. “O sector público deve dar o exemplo do que deve ser a renovação da cidade. Que esta obra possa contagiar os privados a reabilitarem os seus imóveis degradados”, frisa.

E sobre a empreitada detalha: “Queremos que esta zona fique completamente nova e extremamente valorizada. Vamos requalificar tudo no espaço público, passeios, iluminação, mobiliário…. vamos até incluir a gravação de algumas serigrafias no solo com partes da história do Barreiro.”

O objectivo da empreitada passa também por tentar transformar o Barreiro Velho “num espaço de visitação, de fruição”, o que “na filosofia” do executivo municipal de “devolver a cidade aos barreirenses”, acentua o vice-presidente, para lembrar, a concluir, que a execução desta empreitada integra o conjunto de promessas eleitorais apresentadas pelo Partido Socialista. “É sempre um privilégio. Palavra dada é palavra honrada”, atira, a finalizar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -