Escritura está marcada para a próxima quinta-feira. Espaço vai ser transformado num teatro municipal, que vai ter a Arte Viva como companhia residente
A Câmara Municipal recebeu na última sexta-feira o visto do Tribunal de Contas para a compra do edifício do antigo tribunal do Barreiro, que vai ser transformado num teatro.
“Foi uma boa prenda que recebemos no Dia da Cidade. Vamos fazer a escritura nesta próxima quinta-feira”, adiantou o presidente da Câmara do Barreiro.
A aquisição do imóvel, localizado na Avenida Alfredo da Silva, principal artéria da cidade, representa um investimento “na ordem de meio milhão de euros”.
“É mais um investimento importante, com financiamento, é mais um edifício icónico que vai ser recuperado, mais uma âncora cultural para o Barreiro. Vamos ter mais uma casa cultural, ainda com mais dignidade do que aquela que temos hoje”, salientou o autarca, que confirmou que o futuro espaço vai ter como companhia residente a Arte Viva.
Depois da escritura, a autarquia vai avançar com o processo de lançamento do concurso público para elaboração do projecto, tendo em vista a reabilitação do espaço para dar lugar ao novo Teatro Municipal.
O edifício do antigo tribunal está devoluto e pertencia ao Instituo dos Ferroviários. “É justo destacar também o trabalho muito importante do Instituto dos Ferroviários, que foi excepcional, porque este foi um longo processo burocrático”, concluiu o edil.