Morreu Manuel Fernandes, um dos maiores de sempre do futebol nacional

Morreu Manuel Fernandes, um dos maiores de sempre do futebol nacional

Morreu Manuel Fernandes, um dos maiores de sempre do futebol nacional

Tornou-se numa lenda do Sporting e terminou a carreira de jogador, bem como de treinador, ao serviço do Vitória de Setúbal

Manuel Fernandes, símbolo maior do Sporting Clube de Portugal e do futebol nacional, faleceu esta quinta-feira, aos 73 anos de idade.

- PUB -

O antigo ponta-de-lança natural de Sarilhos Pequenos, Moita, que se notabilizou ao serviço dos leões, espalhando classe pelos relvados (e também por alguns pelados), iniciou a carreira na década de 1960 no 1.° de Maio Sarilhense, de onde saiu para a CUF.

Depois de seis épocas naquele clube do Barreiro, transferiu-se para o Sporting, onde fez praticamente toda a carreira (foi emprestado duas vezes, uma ao Rochester Lancers e outra ao New England Tea Men, ambos dos Estados Unidos), acabando por pendurar as botas após duas temporadas ao serviço do Vitória de Setúbal (de 1987 a 1989).

Vestiu a camisola da Selecção Portuguesa em 30 ocasiões e apontou 7 golos. No total, na carreira, somou 631 jogos e 324 golos (257 pelos leões, 40 pela CUF e 20 pelo Vitória, além dos 7 pela formação das Quinas).

- PUB -

Para a história fica a exibição épica que coroou com quatro tentos apontados ao Sport Lisboa e Benfica, em Alvalade, na goleada de 7 a 1 que os verdes e brancos impuseram ao eterno rival em 1986.

Conquistou dois campeonatos nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira pelos leões e foi por uma vez Bola de Prata (melhor marcador do campenato português, em 1985-86).

Manuel Fernandes destacou-se também como treinador de futebol. Orientou Sporting, Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Ovarense, Campomaoirense, Tirsense, Santa Clara, Penafiel, ASA (Angola) e União de Leiria. O Vitória foi o clube que comandou mais vezes (sete) em quatro momentos diferentes e onde também encerrou a carreira de técnico.

- PUB -

O SETUBALENSE endereça as mais sentidas condolências à família enlutada e a todas as entidades desportivas que cresceram com o contributo de uma lenda do futebol nacional.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -