Auto da índia pelo Teatro Estúdio Fontenova

Auto da índia pelo Teatro Estúdio Fontenova

Auto da índia pelo Teatro Estúdio Fontenova

Encenado por Filipe Crawford, que diz ter sido fiel ao espírito original do Auto da índia de Gil Vicente, a peça leva ao palco um elenco de actores profissionais

 

O Auto da índia sobe ao palco de Setúbal a 21 de Março, no Fórum Luísa Todi. É a 67ª Produção do Teatro Estúdio Fontenova e uma das obras de Gil Vicente (1465-1536), considerado o primeiro grande dramaturgo português, incluída no Plano Nacional de Leitura.

- PUB -

Encenada por Filipe Crawford, com cenografia de José Manuel Castanheira, vencedor de prémios nacionais e internacionais, o Auto da índia conta com um elenco de actores profissionais com participação e experiência em várias produções do teatro e cinema.

Apresentada pela primeira vez em 1509, em Almada, perante a rainha D. Leonor, esta peça é tida com a primeira farsa de Gil Vicente e uma das primeiras peças da Península Ibérica a apresentar uma intriga, em vez de um monólogo representado por um actor, como era uso nas cortes palacianas.

O enredo, que tem como pano de fundo os descobrimentos e as suas consequências sociais, foi encenado por Filipe Crawford que quis ser fiel ao espírito do original e situar a peça na sua época e a representação no contexto do teatro das cortes no final da Idade Média, inspirando-se até em “Decameron”, de Pasolini, a partir de Boccaccio. Realça-se a farsa, e através de uma história cómica, todas as personagens são criticadas e ridicularizadas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -