Segunda edição do certame começa a 14 de Junho e traz vários artistas a cinco localidades diferentes
Após o sucesso alcançado no ano passado, o Festival Jazz na Vila regressa este mês a Azeitão com um formato diferente. De 14 de Junho a 19 de Julho, a segunda edição do certame promete cinco dias de concertos e uma programação diversificada, tendo os seus espectáculos a decorrer em várias localidades de Azeitão, com os concertos a serem de entrada gratuita e com início marcado para as 21h30.
Promovido pela Junta de Freguesia de Azeitão em 2024, a segunda edição traz uma programação “diversificada com músicos em diferentes fases de carreira, formações diversas, projectos de música original, de interpretação de standards” e ainda a presença de um “ensemble constituído por alunos e professores”.
As hostes são abertas a 14 de Junho, na freguesia de Oleiros, com o projecto Francisco Neves trio toca Kenny Wheeler, que se propõe “ao desafio de traduzir alguns dos temas do compositor e trompetista canadiano para uma formação reduzida”. Este concerto de abertura, liderado pelo guitarrista, conta com a participação do contrabaixista André Pepe e do baterista Ale Damasceno.
Prossegue a dia 21, com Duarte Ventura trio a trazer um concerto de standards, mas também de originais, na Aldeia da Piedade. O músico faz-se acompanhar por Francisco Brito (contrabaixo) e António Carvalho (bateria). Segue-se no dia 28, em Vila Fresca de Azeitão, uma estreia de Sara Pestana trio. De acordo com a cantora, este concerto será uma “viagem sem rótulos que nos transporta desde os temas do Cancioneiro Americano”. A actuação conta ainda com Íris Sarai no teclado e João Custódio no contrabaixo.
O festival retoma a 12 de Julho, em Vendas de Azeitão, no anfiteatro do Parque da Cooperativa, com as honras a serem de Desidério Lázaro trio, com André Rosinha no contrabaixo e João Sousa na bateria a juntarem-se ao saxofonista para a apresentação do seu mais recente álbum “MicrUs”.
O auditório da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense recebe o grande encerramento do festival, com o projecto da escola de música barreirense, Ensemble da Academia de Jazz “Os Franceses”, a reunir-se a 19 de Julho. Serão dez os músicos que que interpretarão um “reportório jazzístico” com arranjos originais baseados na escrita para big band, sob a direcção musical de José Monteiro.