‘Lobos-do-mar’ homenageados em sessão que lembrou problemas da pesca em Sesimbra

‘Lobos-do-mar’ homenageados em sessão que lembrou problemas da pesca em Sesimbra

‘Lobos-do-mar’ homenageados em sessão que lembrou problemas da pesca em Sesimbra

Francisco Jesus lembrou que o sector continua a debater-se com falta de mão-de-obra, restrições e falta de acessos ao Porto Abrigo

A coragem, trabalho e a importância da pesca como actividade identitária da vila de Sesimbra foi relembrada no concelho no Dia do Pescador, que se comemorou a 31 de Maio, com várias actividades promovidas pela Câmara Municipal.

- PUB -

O ponto alto foi a entrega de distinções a embarcações que obtiveram as maiores vendas de pescado em 2023, e ainda a homenagem ao pescador mais jovem da terra, Luís Filipe Santos Costa, e ao mais velho em actividade, Domingos Luiz Pinto.

A cerimónia decorreu no Cineteatro Municipal João Mota, onde estiveram presentes além dos distinguidos, eleitos locais, pescadores, representantes de entidades civis e militares, e muitos sesimbrenses.

“Os homenageados são exemplo de resiliência, força, poder e coragem para todos os outros”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus.

- PUB -

Na mesma intervenção, o autarca lembrou que os problemas que afectam o sector da pesca continuam a preocupar tanto pescadores como a comunidade local, caso da “falta de mão-de-obra, a questão da primeira venda, as restrições impostas pelo Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida, ou ainda, a falta de uma variante ao Porto de Abrigo, que é essencial para as actividades marítimas”.

As preocupações com a sustentabilidade do sector foram igualmente partilhadas por João Narciso, presidente da Assembleia Municipal, que defendeu “ser necessário trabalhar na atractividade do sector no plano local, regional e nacional para resolver os problemas que o afectam”.

Na cerimónia interveio ainda a presidente da Junta de Freguesia de Santiago, Laura Correia, que se solidarizou com as preocupações da pesca, e lembrou que “a arte de saber pescar faz parte do ADN das nossas gentes e está na génese da identidade da freguesia e do concelho”.

- PUB -

Os homenageados de 2024 foram as embarcações de pesca Princesa de Sesimbra, de António Cagica e Carlos Ferraz, na pesca do cerco, Anacleto António, de Fernanda Anacleto, na pesca longínqua, Novo Imperador, de Jorge Alberto Pereira, na pesca do peixe-espada preto, Armindo José, de Luís Simão Rafael, na pesca polivalente e costeira, Filipe e FláviaI, de António Henrique, na pesca polivalente local com convés, Fina Flor, de Diamantino Farinha Mata, na pesca polivalente local sem convés e Dois Netos, de António Carlos Justino, na pesca da toneira e palangre de embarcações até quatro metros (aiolas).

O Dia do Pescador foi instituído em 1998, com o objectivo de prestar homenagem a todos os que dedicam a sua vida ao mar. Desde então, a Câmara Municipal de Sesimbra evoca este dia especial, prestando tributo aos “lobos-do-mar”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -