Morte de Vasco da Gama e nascimento de Luís de Camões orientam programa da 16.ª edição do certame
Os “Caminhos da Expansão” prometem transportar para tempos antigos os visitantes de mais uma edição da Feira Medieval de Alhos Vedros. Com os olhos nos 500 anos da morte do navegador Vasco da Gama e outros quinhentos do nascimento do poeta Luís de Camões, são estes os temas que movem esta 16.ª edição.
A festividade começa amanhã, e estende-se até segunda-feira, prometendo voltar a encher de antiguidade os locais habituais onde decorre – Largo da Igreja, Largo da Festa, Parque das Salinas, Largo da Misericórdia, Rua 5 de Outubro. O programa é vasto e para todos os gostos onde a música, a gastronomia, os espectáculos e as performances com animais vão preencher o calendário.
Com a abertura da feira marcada para as 17 horas espera-se também a abertura dos acampamentos temáticos pela Agape, Espada Lusitana e O Clã, o acampamento bérbere do Alcaide, o da falcoaria e répteis pela Falcoaria Lusitana, a Quinta dos animais, e Ana e os Gansos. No Parque dos Infantes há tiro com arco pelo Arqueiro Medieval, Jogos Tradicionais pelos Bene Fatis e o Carrossel.
As actividades também são esperadas na Escadaria da Igreja com dança oriental pela Companhia Al-Nawar (18h30), voo das aves pela Falcoaria Lusitana (19h), Gaiteiros Dumtrago (19h30), e, treino de esgrima pela Espada Lusitana (22h). Já no Palco dos Lagos actuam Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros (22h), dança oriental pela Companhia Al-Nawar (22h30), e, Marsuppianee com espectáculo de fogo (23h).
A Feira Medieval de Alhos Vedros conta com organização da Associação Aliusvetus e é apoiada pela Câmara Municipal da Moita e a Junta de Freguesia de Alhos Vedros.
Fim-de-semana e feriado recheados de actividades
No fim-de-semana e no feriado também não vão faltar momentos de muita animação na vila da Moita. A abertura do certame está marcada para as 15 horas momento em que a Espada Lusitana é responsável por uma exposição permanente de armaria e equipamento militar ofensivo e defensivo, com direito a demonstração das ferramentas.
Para o fim da tarde esperam-se comeres de sabor medieval e beberes de aroma nas tabernas (19h30) e uma volta ao burgo dos cavaleiros, nobres e donzelas a caminho da Capela (21h). O Teatro A Besta, animação de rua com Bene Fatis e uma demonstração de armas pela Espada Lusitana também fazem parte dos planos de final de tarde, nos Acampamentos.
Mas também por outros locais se distribuem as iniciativas. Por exem plo, na Escadaria da Igreja onde se esperam espectáculos de Falcoaria Lusitana (19h30), a Companhia Al-Nawar (20 horas), os Gaiteiros Dumtrago (21h30), o Ofício Gaiteiro (22h), e, os Jograis Del Rei (22h30). No Palco dos Lagos perduram os teatros Assombrado (17h30 e 21 horas) e A Besta (20 horas) mas também actuações de Bene Fatis (18h), Companhia Al- -Nawar (22h), Gaiteiros Dumtrago (22h30), Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros (23h) e Marsuppianee (23h30).
Na Arena do Torneio há treino dos cavalos com os Cavaleiros de Ribadouro (18h30), voo livre de aves de presa pela Falcoaria Lusitana (21h30), e até, um torneio de armas em honra do Rei de Portugal com os Cavaleiros de Ribadouro, Espada Lusitana, Agape (22h). Bene Fatis, Tania Safaneta e Vox de Ville são responsáveis pela animação de rua que vai abrir portas da festa no domingo, a partir das 15 horas. Duas horas mais tarde é esperado um desfile pelas ruas do burgo com todos os grupos de animação – Ruas Cândido dos Reis, Pelourinho, D. Dinis, de Ataíde, Coreto e 5 de Outubro.
A música medieval, a dança oriental e os teatros voltam a ser estrelas neste dia em todos os locais da feira. Assim os Acampamentos recebem o Teatro A Besta e animação com Bene Fatis, já na Escadaria da Igreja espera-se Teatro Assombrado, Falcoaria Lusitana, Companhia Al-Nawar, Gaiteiros Dumtrago, Ofício Gaiteiro e Jograis Del Rei, grupos que começam e prolongam a noite.
Por sua vez, no Palco dos Lagos há, durante a tarde, Teatro Assombrado e Bene Fatis. Para o início da noite, com começo pelas 22 horas, Companhia Al-Nawar, Gaiteiros Dumtrago, Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros, e, Marsuppianee.
No último dos dias de certame, segunda-feira, este volta a abrir com Bene Fatis e Vox de Ville pelas 15 horas e só vai encerrar pelas 23 horas onde se esperam as despedidas nas Escadarias da Igreja com a presença de todos os grupos.