O Montijo está a passar por um dos melhores momentos da sua história

O Montijo está a passar por um dos melhores momentos da sua história

O Montijo está a passar por um dos melhores momentos da sua história

1 Março 2019, Sexta-feira
José Bastos - Militante do PS|||||
José Bastos – Militante do PS

O movimento “Montijo Primeiro” fez um folheto que diz o pior do Montijo “a degradação galopante da cidade e do concelho”, “o Montijo parou no tempo “.Numa época em que o Montijo passa um dos melhores momentos da sua história. Senão vejamos: este ano, em Janeiro, foi assinado na nossa base aérea o acordo entre o Governo e a ANA para construção do novo aeroporto no Montijo, a população tem vindo a crescer todos os anos e em especial a população jovem, a nossa cidade continua a ser muito atrativa para os casais jovens, os apartamentos novos têm muita procura, segundo o Expresso diário de 31 de Janeiro, foram construídos no Montijo em 2018, 431 apartamentos, 25º lugar em 313 concelhos.

A zona antiga da cidade de Montijo esteve 40 anos a degradar-se e presentemente entrou num ciclo de renovação. Com os benefícios concedidos pela câmara de harmonia com a lei, pagam 6% de IVA na construção e 10 anos de isenção de IMI, e com os juros dos depósitos a prazo muito baixos, tornou-se um investimento atrativo, por isso já foram restaurados dezenas de prédios e estão a ser construídos prédios substituindo velhos por novos.

- PUB -

O Retail park que foi construído de raiz junto ao Forum Montijo esteve devoluto muito anos. Já lá estão a fazer obras e vai abrir brevemente.

A agricultura, floricultura e a vinicultura têm tido um bom crescimento anual.

A produção e indústria de suínos tem tido bons resultados e com o anuncio das exportações para a China, espera-se uma indústria com um grande futuro no concelho.

- PUB -

A indústria farmacêutica (produção e logística), uma indústria nova no Montijo, está a crescer e já representa um elevado valor a nível nacional.

O turismo tem vindo a desenvolver-se no concelho. Segundo dados do INE em 2013 tivemos 26.278 dormidas e em 2017 o concelho de Montijo teve 120.132  nas diversas unidades hoteleiras. No mesmo período passámos de 228 para 502 camas.

O Fórum Montijo tem sido um sucesso comercial com todos os espaços arrendados e as lojas de rua na zona antiga da cidade têm tido procura e nos últimos anos foram construídos dois supermercados , um moderno Macdonal!s e uma grande pizaria com entregas ao domicílio na zona antiga.

- PUB -

Temos conhecimento que já entraram projetos na Câmara para construção de um hotel no local  das antigas instalações do Jornal Gazeta do Sul e para construção de uma clínica “CUF Montijo” logo a seguir à Rua Joaquim de Almeida nas antigas malhadas do Gaspar.

Voltou o carnaval com entrada grátis e com uma grande participação das pessoas residentes no concelho 1.700 figurantes e 37 colectividades e outras entidades do concelho. Também voltou o fogo de artifício na nossa zona ribeirinha na passagem do ano, com grande sucesso.

A Câmara vai comparticipar com uma verba de cerca de um milhão de euros anual que foi orçamentada em 2019 ( 9 meses), para a partir de 1 de Abril os passes sociais  de transportes públicos paguem 40 euros mensais. Em 2017 a câmara assinou um protocolo com a Transtejo em que a câmara se responsabilizou pela manutenção do cais do Seixalinho e os utentes estacionam os seus carros sem pagar.

A Câmara faz parte da Carris Metropolitano e a partir de 2020 vão ser feitos concursos para a concessão dos transportes públicos rodoviários. As carreiras serão aumentadas 30% e a duração dos autocarros não pode ultrapassar os 8 anos.

A situação financeira da Câmara está equilibrada o orçamento de 2019 cresceu 22% em relação ao de 2018. Existe sempre saldo disponível para pagar aos fornecedores e empreiteiros nos prazos contratados. Isto é, a tempo e horas.

Na zona Norte do distrito de Setúbal mesmo em tempo de crise o Montijo, Alcochete e o Seixal aumentaram sempre a população, Palmela e Sesimbra estagnaram, Setúbal, Almada, Barreiro e Moita perderam população. Porque é que um movimento que ainda agora deu os primeiros passos na apresentação pública disse o pior da nossa Terra?

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -