Tiganá Santana, Karyna Gomes e Prodígio sobem ao palco do Fórum Luísa Todi entre 1 e 8 de Junho
Já na sua 4.ª edição, o Festival Língua Terra está de volta a Setúbal com uma semana de celebração da diversidade cultural lusófona. O evento tem o seu início marcado para 1 de Junho, vai até dia 8 do mesmo mês, e contará com uma programação repleta de música, cinema e artes plásticas.
Realizado no Fórum Municipal Luísa Todi, o festival apresentará uma selecção de artistas internacionais de renome. A abertura, no primeiro dia de Junho, será marcada pelas performances especiais de Mart’nalia e Moska, do Brasil. A música regressa no dia 7, com Karyna Gomes, da Guiné-Bissau, a subir ao palco, seguida por um tributo ao centenário do revolucionário Amílcar Cabral com Princezito, de Cabo Verde, Renma, da Guiné-Bissau, e Prodígio, de Angola. Para o encerramento, no dia 8, a responsabilidade cairá no artista brasileiro Tiganá Santana, acompanhado pela cabo-verdiana Mayra Andrade e pela moçambicana Lenna Bahule.
O festival vai também oferecer, além dos concertos, um ciclo de cinema na Casa das Imagens Lauro António, com destaque para Ilú Obá De Mim, com uma homenagem à icónica cantora Elza Soares. Também será parte importante do evento a exposição do artista plástico Sidney Cerqueira, nascido na Guiné-Bissau e radicado em Portugal, que trará obras que abordam questões sociais.
Em comunicado, a directora artística do Língua Terra, Mônica Cosas, enfatiza a importância do festival como “uma plataforma para criar conexões poéticas e estéticas entre África, Europa e América Latina”, resgatando “conexões ancestrais” e “promovendo reflexões” sobre a diversidade cultural.
Os bilhetes para os concertos estão disponíveis online através do site www.bol.pt ou podem ser adquiridos presencialmente no local. Quanto à entrada para as sessões de cinema e a exposição de Sidney Cerqueira, será gratuita, mas sujeita à lotação da sala, sendo as marcações feitas pelo endereço electrónico casadasimagens@mun-setubal.pt.
Promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, o Festival Língua Terra tem a direcção artística de Mônica Cosas, e conta com o apoio da Ibermusicas e co-financiamento da DGARTES no âmbito da RTCP.