Programa enaltece a Lusofonia com uma agenda plena de encontros e actividades da literatura à música
A Língua Portuguesa vai estar em destaque em Alcochete com mais uma edição de “À Volta da Língua”, promovida pelo município de Alcochete entre hoje, 10 de Maio, e domingo, dia 12. Trata-se de um programa que, todos os anos, enaltece a Lusofonia, com uma agenda plena de encontros e actividades para todas as idades.
Assim, hoje, o Fórum Cultural de Alcochete recebe o espectáculo “Ruge” às 21h30. Este é o mais recente projecto de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves. Consiste num encontro de poesia e música no cruzamento entre a palavra escrita, cantada e falada. É um espectáculo sobre o amor e tudo em volta. É sobre paixão e revolta.
No sábado, às 11h00, a Sala do Conto da Biblioteca de Alcochete, recebe o espectáculo para bebés “Toc; Toc! Vamos Brincar?”. Acompanhados por um adulto, os bebés vão ouvir Andreia Gomes contar como dentro de um grande livro estão escondidos vários animais que convidam a brincar com as palavras e sons através de lengalengas e cantigas populares. É uma sessão de histórias que pretende promover momentos de partilha e afecto entre pais e filhos e proporcionar às crianças um contacto divertido e estimulante com a língua materna.
Às 16h00, na Biblioteca de Alcochete – Espaço de Periódicos, é apresentado o livro “Colo” com texto de Edna Ladeira e ilustração de Ekatrerina Zavodun. Uma apresentação inserida na exposição de originais e o respectivo making off.
Para as 18h00 está marcado o Workshop de Kizomba, com Bruno Caleira, na Biblioteca de Alcochete, Sala Multiusos. À noite, 21h30, também na biblioteca, decorre o Serão de Contos com Luís Correia Carmelo. São contos do arco-da-velha, fábulas do tempo em que os animais falavam, e também lendas de terras distantes e próximas, mitos antigos do Norte e do Sul, histórias de amor, de ódio, de sonhos e desencontros.
No domingo, o Jardim de Animação da Biblioteca de Alcochete recebe às 11h00 o espectáculo e oficina “Cordel para Crianças”, pelo grupo Depois das Cinco. Dirigido às famílias, no projecto “Nos Caminhos do Cordel”, o grupo aposta em levar a Literatura de Cordel para as bibliotecas portuguesas visando fazer um reencontro deste género de literatura com as suas origens, perceber a reacção do público, explorar os aspectos linguísticos, culturais e artísticos, buscando similaridades entre o Cordel brasileiro e a cultura de tradição oral portuguesa.
De tarde, a Sala Multiusos da biblioteca, às 16h30, é palco do Encontro com Escritores. Uma conversa com os escritores João Tordo, Helena Magalhães, Dulce Garcia e Lourenço Seruya, com a moderação de Tiago Pereira.
Às 18h00, também na biblioteca, no jardim de animação, actual Gonçalo Ferreira, saxofonista profissional com formação clássica, cantor, compositor e intérprete de vários estilos e géneros musicais.