26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Vitória prepara Assembleia-Geral que vai ter lugar ainda em Maio

Vitória prepara Assembleia-Geral que vai ter lugar ainda em Maio

Vitória prepara Assembleia-Geral que vai ter lugar ainda em Maio

Sócios ouvidos antes das assembleias dos credores. Município garante ter “porta sempre aberta” para ajudar emblema sadino

 

A próxima Assembleia Geral do Vitória Futebol Clube já está a ser preparada e vai ter lugar ainda neste mês de Maio. Desta forma, o momento em que os sócios vão poder expressar as suas vontades acontece antes das assembleias de credores, tanto do clube como da SAD, que estão marcadas para 24 e 25 de Junho.

- PUB -

André Martins, presidente da autarquia setubalense, garante ter “porta sempre aberta” para ajudar o emblema do Sado, enquanto Eugénio da Fonseca, do Conselho Vitoriano, mostra-se confiante na saída do Vitória “desta encruzilhada”. Após ter sido declarada a insolvência do Vitória FC, tanto do clube como da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), na passada quinta-feira, 2 de Maio, os sócios do emblema sadino têm a oportunidade de participar e partilhar as suas opiniões na Assembleia Geral. São os credores das duas entidades que vão decidir, no próximo mês de Junho, se o passo seguinte é a liquidação ou se ainda há uma nova oportunidade para a recuperação da instituição centenária.

Sobre a situação que o clube do Sado está a passar, André Martins defende que o caminho do Vitória é decidido pelos órgãos dirigentes e pelos associados, deixando a garantia de que a câmara municipal também é parceira do Vitória, porque o clube também é um “parceiro da cidade, do concelho e da região”.

Eugénio Fonseca confiante na saída do Vitória “desta encruzilhada”

- PUB -

Já Eugénio da Fonseca, membro do conselho vitoriano, considera que os dirigentes do emblema sadino tem feito “tantos esforços” para repor as dívidas que a actual direcção encontrou e neste momento, retirando aquilo que consta dos PERS, “tem tudo pago”. Para Eugénio da Fonseca, em declarações a O SETUBALENSE, a direcção presidida por Carlos Silva tem “provas dadas” que quer pagar as dívidas em atraso e é esta a “recompensa” que tem por parte da Autoridade Tributária e de alguns credores, “nomeadamente daqueles que maior participação têm nos PERS”.

“Eles não reconhecem este esforço e não aceitam a criação de um novo PERS com condições que possam ser acessíveis ao Vitória”. O membro do Conselho Vitoriano mostra-se confiante que o clube setubalense “há de encontrar uma saída para esta encruzilhada”, numa altura em que o Vitória está a “tentar reerguer-se”. “Estou confiante que, com o apoio de toda a massa associativa, o Vitória Futebol Clube conseguirá superar mais esta situação difícil que estão a colocar ao Vitória e àqueles que o dirigem”, rematou.

A insolvência, do clube e da SAD, foi declarada na quinta-feira, dia 2, pelo Juízo de Comércio do Tribunal de Setúbal e a decisão foi publicada no portal CITIUS na passada sexta-feira. A decisão judicial decorre de terem sido recusados, pelos credores, os Planos Especiais de Revitalização (PER) que tanto o clube como a SAD tinham apresentado, no final do ano, para substituir os que estavam em vigor. Ao que O SETUBALENSE apurou a insolvência tornou-se inevitável depois de a Parvalorem e a Autoridade Tributária (AT), os dois maiores credores do clube, terem votado contra o PER que a direcção apresentou no final do ano passado.

- PUB -

Quanto às assembleias de credores, tanto do clube como da SAD, estão já marcadas para os dias 24 e 25 de Junho e vão ser públicas. O local escolhido para estas reuniões decisivas é o Cinema Charlot uma vez que o número de credores é demasiado grande para caber nas salas de audiências do Tribunal de Setúbal.

Câmara de Setúbal intercede junto do Governo e garante que apoios ao Vitória vão continuar

O presidente da Câmara de Setúbal diz que o município está a tentar ajudar o Vitória, inclusive ao mais alto nível político. “Estamos a tomar estas iniciativas, até junto do Governo, designadamente no sentido de pudermos ajudar naquilo que for necessário”, disse André Martins a O SETUBALENSE.

O autarca explica que a preocupação passa por acompanhar a vida do Vitória, sendo que tem mantido reuniões “muito frequentes” com o presidente do emblema sadino, Carlos Silva. “Da câmara municipal, desenvolvemos as iniciativas que a direcção do clube entenda que deve a autarquia promover.

Há iniciativas que já tomámos. A Câmara Municipal estará sempre ao lado do Vitória, portanto, aquilo que os seus órgãos entendam em solicitar apoios e iniciativas junto das entidades, que podem ajudar a ultrapassar problemas que são conhecidos, a Câmara Municipal está nesse caminho a desenvolver essas iniciativas em parceria sempre com a direcção do Vitória”, refere.

O autarca sublinha que espera que se encontrem neste quadro as “melhores soluções” para que o clube do Sado possa continuar a “dar alegrias aos setubalenses e a esta região”, que é “mais alargada do que o município de Setúbal”. O edil setubalense explica que a autarquia tem uma relação com o Vitória de apoio às modalidades amadoras e nesse sentido, tem “cumprido com aquilo que são os acordos que são estabelecidos”, deixando a garantia que esses apoios “existem e continuarão a existir”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -