Vereadores exigem suspensão imediata do alargamento das áreas de estacionamento tarifado
Os vereadores do Partido Socialista na Câmara de Setúbal exigem a suspensão imediata do alargamento do estacionamento tarifado e anunciam que irão apresentar uma lista de propostas para “minimizar o impacto” do contrato de concessão.
Em conferência de Imprensa, ontem, os eleitos do PS exigiram respostas ao presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e que o mesmo assuma responsabilidades perante a situação do estacionamento tarifado em Setúbal e pare de “ziguezaguear” sobre o assunto. Para os socialistas, André Martins “mentiu em reunião de câmara” e levou os socialistas a “votarem com base em informação falsa”
Na sede do partido socialista, os vereadores Fernando José e Joel Marques apresentaram o posicionamento do PS relativamente à questão do estacionamento, tendo recordado que o “danoso contrato” de concessão por 40 anos foi da “única e exclusiva responsabilidade” da CDU.
Questionado por O SETUBALENSE sobre a ‘acusação’ de André Martins, que questionou se o PS estaria a defender a DataRede, Fernando José garantiu que os socialistas estão na “defesa intransigente” dos interesses de Setúbal.
“A afirmação de André Martins é uma afirmação idiota. Se há alguém a fazer a defesa dos interesses da empresa é evidentemente André Martins, porque foi ele e Dores Meira que trouxeram a empresa para Setúbal, esta não invadiu a nossa cidade”, frisou, acrescentando que esta questão tem de se colocar ao autarca “para se perceber” se o edil e a CDU estão interessados na “verdadeira defesa” dos interesses de Setúbal ou se existem “outros interesses encobertos” e que “não conseguimos descortinar”.
No sentido de procurar “remediar” a situação do estacionamento tarifado, os vereadores do PS vão apresentar na próxima reunião de câmara um conjunto de medidas no sentido de “minimizar o impacto” do estacionamento tarifado. Esta proposta contempla alterações “substanciais” nas zonas tarifadas e “eliminação da expansão de lugares pagos a zonas residenciais”, assim como a “avaliação do resgate parcial da concessão”.
Proposta de sanções à DataRede sem “documentos de suporte”
Os socialistas recordaram que após a privatização do estacionamento tarifado, com os votos contra do PS, os vereadores socialistas apresentaram “várias propostas” para “minimizar o impacto do brutal aumento” de estacionamento tarifado e “obrigar” a empresa a cumprir o estabelecido.
Na conferencia, Fernando José recordou que na reunião de câmara de 27 de Março, os vereadores foram “surpreendidos” com uma proposta de sanções à empresa. No entender dos socialistas, a proposta não veio “bem instruída”, porque “faltavam documentos de suporte”.
Na mesma reunião, o PS apresentou ainda a possibilidade de resgate parcial do contrato, sendo que, sobre essa questão, nem “uma palavra de André Martins”, que num mandato autárquico “perdido e em que nada acontece”, continua a “arrastar os pés, lançando cortinas de fumo na opinião pública”, atirou Fernando José.
Sobre a deliberação apresentada pela CDU, o vereador considerou que o ponto 4 da proposta tem fundamentação falsa, realçando que André Martins “mentiu em reunião de câmara” e levou os vereadores a “votarem com base em informação falsa”.
Para o vereador, a “incapacidade e incompetência política têm limites”, considerando que “falsear uma proposta é grave” e sobre isso o PS “exige explicações” e o “assumir de responsabilidades”.