3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCelebrar a Liberdade

Celebrar a Liberdade

Celebramos este ano 49 anos do 25 de Abril de 1974, dia maior que habita a memória colectiva de todo um Povo, mesmo – ou principalmente – daqueles que, como eu, vieram após o seu ocaso.

- PUB -

Celebrar Abril é celebrar o poder e a responsabilidade maior que Abril nos deu: a Liberdade! Liberdade de Estar, Liberdade de Fazer, Liberdade de Dizer, Liberdade de Ser.

No contexto social e político que vivemos, não raras vezes é sob o manto da Liberdade que se cometem as maiores atrocidades contra a mesma: quando se usa a direito da palavra para a mentira, o embuste, o logro e a dissimulação, desrespeitamos o que é sermos livres.

Cabe a cada um de nós o dever de honrar a liberdade, o dever de cumprir Abril, sem restrições ou imposições, mas com espírito crítico – para garantir que as portas que Abril abriu não se cerrem jamais.

- PUB -

Como disse o poeta Manuel Alegre, “Mesmo na noite mais triste Em tempo de servidão Há sempre alguém que resiste Há sempre alguém que diz não.”

- PUB -

Mais populares

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -