27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaDocentes concentrados em Almada dizem que a luta continua

Docentes concentrados em Almada dizem que a luta continua

Dezenas de professores juntaram-se hoje junto à escola Secundária António Gedeão

 

- PUB -

Dezenas de professores concentraram-se hoje junto à escola Secundária António Gedeão, em Almada, em dia de greve dos professores no distrito de Setúbal, para dizer que só há um caminho: “Continuar a lutar”.

“Só há um caminho. É continuar. Não podemos parar porque senão terminamos o ano sem nada”, disse José Feliciano Costa, presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, dirigindo-se aos docentes que marcaram presença no protesto.

No distrito está também marcada para hoje uma concentração em Setúbal.

- PUB -

Na quinta-feira, a reunião entre Ministério da Educação e sindicatos terminou sem acordo e com os professores a ameaçar continuar com greves até aos exames nacionais caso a tutela recuse recuperar todo o tempo de serviço congelado.

José Feliciano Costa apelou à firmeza na luta e “a não ter medo de dizer que a greve às avaliações e aos exames tem de estar em cima da mesa”.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente sindical disse que as greves distritais têm tido uma grande adesão e que os professores têm a percepção de que a luta não pode parar porque o que está em cima da mesa “é uma recuperação zero”.

- PUB -

Destinada aos professores que trabalharam durante os dois períodos de congelamento da carreira (desde 2005), a proposta da tutela prevê que recuperem o tempo em que ficaram a aguardar vaga no 4.º e no 6.º escalões a partir do ano de descongelamento (2018), que fiquem isentos de vagas de acesso aos 5.º e 7.º, além da redução de um ano na duração do escalão para aqueles que também ficaram à espera de vaga, mas já estão acima do 6.º.

A plataforma de nove estruturas sindicais decidiu pedir uma reunião extraordinária que não será “para discutir vírgulas” do documento apresentado pelo ministério, mas sim para pressionar a tutela a chegar a acordo quanto à recuperação dos seis anos, seis meses e 23 dias de progressão da carreira que ainda estão por recuperar.

Sem acordo, os sindicatos prometem continuar a lutar e ameaçam com novos protestos, além da greve por distritos que está a decorrer desde segunda-feira e vai terminar a 12 de Maio em Lisboa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -