4 Maio 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoPorque não “Um Museu da Água”

Porque não “Um Museu da Água”

No dia em que se comemora o DIA MUNDIAL DA ÁGUA, porque não a criação de um museu ou outro tipo de estrutura dedicada à Água?
Hoje em dia se perguntarmos a um miúdo como aparece a água, a resposta se calhar mais rápida é, abrindo a torneira, pelo que seria de grande amplitude a descrição do complexo sistema de captação, armazenamento e distribuição.
Setúbal é uma das cidades que conservou alguns elementos do património histórico com a manutenção do aqueduto dos Arcos, que canalizava a água desse a Arca D’Água até à vila, no entanto, pouco se sabe no que respeita ao seu armazenamento, porque na altura ainda não existia distribuição domiciliária.
Outro complemento deste sistema é o protótipo do Poço do Concelho colocado no Largo com o mesmo nome pela J.Freg. de Stª Maria da Graça.
Posteriormente, e no inicio da distribuição domiciliária foi criada a Companhia das Águas, situada na Estrada dos Ciprestes e constituída por sistemas de captação(furos), depósitos e sistema de bombagem. Estas instalações pertenciam aos Serviços Municipalizados de Setúbal e mais tarde foram desativados quando o sistema principal passou para o Forte da Estrela, junto ao Hospital.
Hoje em dia as instalações da Companhia das Águas estão no estado que a fotografia mostra. Por isso alvitramos que sejam recuperadas, bem como os furos existentes e se crie um complexo museológico onde se exponham toda a história da água que abastece Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação
- PUB -