25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPorque não “Um Museu da Água”

Porque não “Um Museu da Água”

No dia em que se comemora o DIA MUNDIAL DA ÁGUA, porque não a criação de um museu ou outro tipo de estrutura dedicada à Água?
Hoje em dia se perguntarmos a um miúdo como aparece a água, a resposta se calhar mais rápida é, abrindo a torneira, pelo que seria de grande amplitude a descrição do complexo sistema de captação, armazenamento e distribuição.
Setúbal é uma das cidades que conservou alguns elementos do património histórico com a manutenção do aqueduto dos Arcos, que canalizava a água desse a Arca D’Água até à vila, no entanto, pouco se sabe no que respeita ao seu armazenamento, porque na altura ainda não existia distribuição domiciliária.
Outro complemento deste sistema é o protótipo do Poço do Concelho colocado no Largo com o mesmo nome pela J.Freg. de Stª Maria da Graça.
Posteriormente, e no inicio da distribuição domiciliária foi criada a Companhia das Águas, situada na Estrada dos Ciprestes e constituída por sistemas de captação(furos), depósitos e sistema de bombagem. Estas instalações pertenciam aos Serviços Municipalizados de Setúbal e mais tarde foram desativados quando o sistema principal passou para o Forte da Estrela, junto ao Hospital.
Hoje em dia as instalações da Companhia das Águas estão no estado que a fotografia mostra. Por isso alvitramos que sejam recuperadas, bem como os furos existentes e se crie um complexo museológico onde se exponham toda a história da água que abastece Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -