Vivemos hoje um cenário bastante competitivo, num contexto industrial em constante desenvolvimento. O recurso às novas tecnologias e inovação é crucial para garantir o cumprimento das obrigações e objetivos, cada vez mais desafiantes.
Desta forma, a Amarsul tendo vindo a identificar algumas necessidades, tais como a redução da deposição de Resíduos Urbanos em Aterro, redução da contaminação das cargas de resíduos provenientes de recolha seletiva, assim como o aumento da quantidade de resíduos de recolha seletiva de embalagens preparados para a reutilização e reciclagem e que conduzirá ao aumento da qualidade de resíduos de embalagens retomada para reciclagem.
De acordo com as necessidades descritas acima, identificou-se um parceiro que apresentava uma solução inovadora: o recurso à Inteligência Artificial na identificação de contaminantes.
Esta tecnologia centra-se na qualidade do material, permitindo caracterizar o conteúdo dos contentores em tempo real ao serem despejados na tremonha da viatura de recolha, permitindo a monitorização contínua de dados dos fluxos de materiais seletivos (por dia/hora, circuito, tipo de contentorização e ponto/local de recolha), identificar e rastrear resíduos não conformes e origem da contaminação. Esta inovação, permitirá ainda, em tempo real, informar a produção face à quantidade e potencial de contaminação do material de cada carga que dará entrada na Central de Triagem.
O equipamento é constituído por uma câmara instalada na tremonha do veículo de recolha traseira e ligada a uma box que permite a geolocalização do contentor recolhido e permite a análise dos resíduos via algoritmo de inteligência artificial.
Com o sistema de inteligência artificial instalado, ao detetar contaminação, a câmara do equipamento associa a imagem do resíduo/carga detetada como contaminação (produto não conforme), realiza a georreferenciação do local onde foi recolhido esse resíduo/contentor e calcula a percentagem de contaminação da carga.
O algoritmo de Inteligência Artificial permite que sejam identificados os contaminantes presentes nas recolhas de papel/cartão e embalagens plásticas/metálicas, identificando individualmente a tipologia de cada resíduo, e de acordo com as especificações técnicas definidas, caracterizá-lo como produto ou contaminante.
A análise dos dados permitirá avaliar a adequabilidade das diferentes tipologias de contentorização, ajustar a capacidade disponível e/ou frequências de recolha, assim como direcionar ações de sensibilização e de educação ambiental, às zonas de origem de maiores focos de contaminação.
Com esta solução inovadora, a Amarsul reforça o seu compromisso com a eficiência operacional, a redução da contaminação e a promoção de uma economia circular mais inteligente, onde a tecnologia se alia à sustentabilidade para transformar desafios em resultados concretos.