A história de RUA nasceu nos Estados Unidos da América

A história de RUA nasceu nos Estados Unidos da América

A história de RUA nasceu nos Estados Unidos da América

O conceito de RUA nasceu com fundadora, Callie Wentling (https://www.linkedin.com/in/calliewentling/), em Denver, Colorado, nos Estados Unidos, onde sempre pareceu que as cidades têm camadas da cultura e recursos que, muitas vezes, só são acessíveis para quem já as conhece naquelas dimensões. Muitas vezes, as pessoas querem saber mais sobre as vizinhanças, mas não sabem as fontes com as informações nem as palavras-chaves para descobrir.

O conceito continuou a crescer enquanto Callie fez uma pós-graduação em Cidades Inteligentes na NOVA IMS (https://www.novaims.unl.pt/pt/ensino/cursos/pos-graduacoes-e-mestrados/). Callie encontrou os conceitos de cidadania participativa e considerou a forma como as informações dos governos e grupos comunitários poderiam ser mapeadas por padrão para, então assim, dar a todas as partes interessadas de uma comunidade mais informação a partir da qual podem defender a mudança ou tomar decisões. Determinada a explorar a ideia, Callie trabalhou no NOVA Cidade Urban Analytics Lab (https://novacidade.pt/) do coordenador Miguel de Castro Neto (https://www.linkedin.com/in/miguel-de-castro-neto/), que foi quem fez a introdução com a Catarina Carvalho da Mensagem e estendeu os estudos a um mestrado em ciências e sistemas de informação (https://www.novaims.unl.pt/pt/ensino/cursos/pos-graduacoes-e-mestrados/mestrado-em-ciencia-e-sistemas-de-informacao-geografica/). Este programa foi crucial para entender melhor sobre dados espaciais, que culminou numa tese prática que elaborou um protótipo “proof of concept” da RUA (na altura, chama-se “Apregoar”, uma referência aos pregoeiros que gritavam notícias nas aldeias em Portugal).

- PUB -

No fim do mestrado, Callie procurou oportunidades em inovação para tornar o projecto em negócio. Na NOVA, Callie recebeu orientação em inovação pelo NOVA Innolyitics Lab (https://www.novaims.unl.pt/pt/a-nova-ims/laboratorios/nova-innovation-and-analytics-lab/), e o seu orientador da tese convidou-a a um programa novo de Inovação em GIS, onde Callie conheceu o gabinete de NOVA Impact Office (https://www.novaims.unl.pt/pt/a-nova-ims/laboratorios/nova-innovation-and-analytics-lab/). Logo ela aproveitou o seu curso de Starters Academy 2023 (https://novainnovation.unl.pt/for-students-researchers/develop-your-entrepreneurial-skills/starters-academy/) para aprender mais sobre a criação de um negócio, seguindo pelo NOVA impACT! Challenge (https://novainnovation.unl.pt/for-students-researchers/entrepreneurship-competitions/nova-impact-challenges/) onde ela fez o primeiro “pitch” de Apregoar em Junho 2023, e recebeu o segundo lugar. Callie participou na European Innovation Academy em que juntou uma equipa para desenvolver o modelo de negócio do projecto. Depois, o projecto participou no RISE for Impact Bootcamp da Casa do Impacto (https://casadoimpacto.scml.pt/en/open-call/acceleration/rise/) em Lisboa, e o acelerador do Rocket Booster (https://rocket-booster.com/) da Universidade de Aveiro Incubator com Turismo Portugal, Startup23, and Triggr Ventures.

Munido de novos conhecimentos sobre empreendedorismo social e o contexto de Portugal, no início do ano 2024 o projecto foi outra vez ao desenvolvimento técnico. A equipa do Log.pt (http://Log.pt) tornou o projecto ao minimal viable product (MVP). A equipa do Phi Creative (https://phi-creative.com/) no Porto desenhou a estratégia da marca do projecto, que tornou-se em RUA.

Em Fevereiro 2024, o projecto fez uma sessão de colaboração com alguns stakeholders do ecossistema de informação em Lisboa, onde o grupo evolui os conceitos core do projecto e chegou at um novo nome que representa o espírito do projecto e o lugar do desenvolvimento: RUA (*Real Urban Action* em inglês, *Rede Urbana em Acção* em português).

- PUB -

Em Julho 2024, RUA juntou o primeiro cohort do Open Media Call (https://testbed.a-mcc.eu/openmediacall/) e recebeu o 3º lugar para os pitches da RUA News e RUA Map. Essa participação juntou RUA com parceiros chaves no ecossistema de informação, nomeadamente com a Agência Lusa (com quem está a desenvolver um projeto piloto sobre o mapeamento da Agenda da Lusa), Aveiro Media Competence Center (AMCC), e a Associação Portuguesa de Imprensa (API).

Desde marco de 2024, a equipa da Mensagem estava a mapear todas as notícias criadas. No dia 5 de Dezembro, a redacção vai ligou funcionalidade da RUA e torno “vivo” no front end do jornal digital.

Em Janeiro 2025, RUA foi incubado no Winter Batch da Startup Lisboa (https://www.startuplisboa.com/) da Unicorn Factory Lisboa. Logo depois, RUA juntou a Boutique Impact (https://boutique-impact.com/), um acelerador para projetos regenerativos que continua até Setembro do mesmo ano.

- PUB -

Desde o início do projecto, o objectivo era ajudar pessoas a encontrarem todas as notícias na vizinhança, e a RUA continua de trabalhar nessa visão. RUA quer integrar com mais redacções que servem a Lisboa, bem como governos locais para facilitar a descoberta de todas as informações relevantes aos Lisboetas através da uma web app. Essa descoberta não é limitada aos habitantes, mas também às unidades governamentais para facilitar a monitorização dos territórios por tema, com relatórios e dashboards dessas actividades. No futuro, RUA pretende de expandir a serviço a outras localidades em Portugal, na esperança de melhorar os ecossistemas de informações nas comunidades pelo país.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não