Revolução celebrada com democracia e espectáculos

Revolução celebrada com democracia e espectáculos

Revolução celebrada com democracia e espectáculos

Carlos Albino destaca sessão solene da Assembleia Municipal, inauguração de painel de homenagem a autarcas e exposição

As comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, na Moita, ficam marcadas por alguns momentos de exaltação à democracia, espectáculos musicais e actividades diversas, dinamizadas nas várias freguesias do concelho.

- PUB -

Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal, enaltece cada uma das iniciativas, mas destaca três momentos do programa comemorativo. “A sessão solene da Assembleia Municipal, evocativa da data histórica, que, desde que tomámos posse, passou a permitir que fosse dada a palavra a cada força política com assento no órgão; a inauguração do painel alusivo a todos os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal; e a exposição ‘Da Resistência à Liberdade”, no Palacete do Morgado da Casa da Cova, que homenageia os antigos presos políticos”, aponta o autarca.

Embora as comemorações prossigam até final de Dezembro, o edil faz já um balanço “muito positivo” ao leque de iniciativas que foram preparadas para assinalarem os 50 anos da Liberdade. E justifica: “É sempre uma data histórica para todos. Este ano com a particularidade desse simbolismo de meio século passado sobre um momento de enorme importância para o País e também para o nosso concelho, que viveu de forma intensa as lutas de Abril. Tivemos muitos presos e resistentes contra o antigo regime”, comenta.

Luís Represas e Vitorino

- PUB -

O concerto de Luís Represas, na véspera de 25 de Abril, integrou as actividades que arrastaram mais público. O principal rosto da antiga formação Trovante – grupo formado em 1976 –, que iniciou carreira a solo em 1992 e que em 9 de Junho de 2005 foi condecorado com a Ordem de Mérito pela Presidência da República, actuou no Largo da Feira, em Alhos Vedros, nos momentos que antecederam a chegada dos primeiros instantes do Dia da Liberdade.

Mas antes, a 9 de Março, já se havia mostrado ao público outro nome sonante do panorama da canção nacional: Vitorino actuou no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

O habitual desfile do movimento associativo pelas principais artérias da Moita continua a ser um dos momentos de expressão maior nas comemorações da efeméride, mas este ano ficou associado à falta de sintonia entre a maioria socialista do executivo municipal e a organização.

- PUB -

“Mergulhos” na Piscina Municipal de Alhos Vedros, ténis de mesa com a 34.ª edição do torneio Zeca Afonso, promovido pela Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro de Alhos Vedros, no Pavilhão Desportivo da Moita, e a “Festa da Liberdade”, organizada no Parque José Afonso pela Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, assim como a iniciativa “Comemorar a Liberdade”, promovida pela Junta de Freguesia da Moita, foram actividades, entre muitas outras, que animaram e celebraram o 25 de Abril.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -