Foi no mês de Abril que o espaço, que é a “sala” dos grandes eventos do concelho, passou a ter nova designação
O Parque Urbano de Alcácer do Sal deixou, este ano, de ter esta designação para passar a chamar-se Parque Urbano 25 de Abril. É no ano em que a Democracia comemora os seus 50 anos que a ideia transitou do pensamento dos autarcas da Câmara Municipal de Alcácer do Sal para uma proposta levada a sessão pública do executivo – tendo sido aprovada por unanimidade a 14 de Março – e passou, efectivamente, a dar nome àquele local que recebe, durante todo o ano, diversos eventos culturais.
Foi mesmo a 25 de Abril de 2024 que se deu formal e simbolicamente a mudança de nome, numa cerimónia que fez parte do programa municipal das comemorações desta efeméride. À data já tinha sido instalado, naquele local, um totem que homenageia todos aqueles que lutaram para que a Democracia pudesse ser uma realidade.
Um tributo à resistência antifascista e um louvor à democracia e às conquistas trazidas pela Revolução dos Cravos. A mensagem é universal e ninguém fica indiferente ao passar pelo monumento que na parte superior, além de ter inscrita a frase “50 anos do 25 de Abril”, conta também com um robusto cravo vermelho, conhecido símbolo do histórico dia.
As ilustrações e espírito criativo que estão inscritos nos painéis de azulejo da infra-estrutura ficaram a cargo da professora Inês Coimbra. Já a montagem daquela figura ficou à responsabilidade dos técnicos que integram a equipa de Construção Civil do Município de Alcácer do Sal.
Inaugurado a 4 de Setembro de 2021 o parque urbano é palco de eventos como a PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas, que decorre em Junho, ou a Feira Nova de Outubro, que decorre no mês que o próprio nome indica.