Só o bom jornalismo poderá apontar algumas das falhas que possam existir na governação
O bom jornalismo deveria ser um garante de democracia e de liberdade. O bom jornalismo, que actualmente ainda é praticado, muitas vezes pelos órgãos de comunicação menos conhecidos, mas profundos conhecedores das realidades locais e territoriais, deve ser elogiado, preservado e modernizado.
O bom jornalismo que, em tempos, fazia escola e formava grandes profissionais, ainda existe!
Mas há que apoiá-lo e redimensioná-lo, adaptando-o aos tempos modernos. A minha experiência, enquanto autarca e presidente de uma câmara municipal, diz-me que a boa governação, a qualquer nível, deverá não só ter em conta este pilar fundamental da sociedade, mas que esta mesma governação deverá ser feita precisamente de mãos dadas com a imprensa.
Só o bom jornalismo nos poderá apontar algumas das verdadeiras falhas que possam existir na nossa governação, mas também só o bom jornalismo conseguirá reconhecer todo o excelente trabalho que se faz, não só no concelho do Seixal, mas em muitos outros pontos do distrito e do país.
Além destes aspetos, o bom jornalismo deverá caminhar, nos próximos anos, pela via da modernização e democratização tecnológica, ou seja, há que colocar à sua disposição todas as modernas tecnologias e, por outro lado, aproveitar essas mesmas tecnologias de ponta para o fazer crescer e evoluir para patamares cada vez mais elevados.
Só dessa forma poderemos ter uma sociedade com poder crítico e unida na construção de pontes para o futuro. Por todas estas razões, aproveito para felicitar O SETUBALENSE, que assinala 169 anos de existência, não só pela importância desta data, pois existir há mais de 100 anos não é fácil, mas
também pelo bom jornalismo que tem praticado, ao longo da sua existência, sempre em prol do distrito de Setúbal e dos seus concelhos, onde o Seixal está inserido.
O SETUBALENSE tem contribuído para divulgar aquilo que acontece no Seixal, sendo, portanto, uma fonte de informação muito relevante para o município. Desejo que O SETUBALENSE continue a ser um garante de democracia e de liberdade!
Muitos parabéns!
Presidente da Câmara Municipal do Seixal
Paulo Silva