Museu Marítimo preserva memórias da Liberdade até 2074

Museu Marítimo preserva memórias da Liberdade até 2074

Museu Marítimo preserva memórias da Liberdade até 2074

Jovens vão conhecer, quase em primeira pessoa, como decorreu o ano da Revolução e da tão esperada Liberdade. Daqui por 50 anos vão abrir um baú com centenas de artefactos

Iniciativa Legado do Tempo vai dar a conhecer aos jovens daquele ano as vivências desde 1974 até este ano

Até 2074 a memória da Revolução dos Cravos não se vai perder na vila sesimbrense. É no Museu Marítimo de Sesimbra que, até ao ano em que a data comemora o seu centenário, que vão estar dezenas de documentos e artefactos à disposição de quem os queira consultar daqui a mais 50 anos.

- PUB -

O Legado do Tempo, nome da iniciativa daquela câmara municipal, pretende “transpor os valores que estão associados e vividos, à luz do tempo actual, para uma dimensão de futuro marcada para as comemorações dos 100 anos do 25 de Abril”, como a própria autarquia explica.

Moedas antigas e recentes, os nomes dos eleitos nos órgãos autárquicos à época e no momento actual, livros históricos e músicas que marcaram aqueles tempos são alguns dos objectos guardados para voltar a abrir daqui por mais 50 anos.

É naquele museu que estará guardado o “baú”, devidamente sinaliza- do, e que “será conservado e guarda- do em peça, usada pelos pescadores sesimbrenses, onde transportavam a sua merenda (lancheira)”.

- PUB -

Com os jovens como ponto principal do projecto, é também para os (futuros) jovens que a iniciativa se constitui. Por isso, e em 2074, estes vão encontrar dentro do dito baú, entre outras lembranças, as “saudações aprovadas pela Assembleia Municipal de Jovens 2023; mensagens de alunos dos cinco agrupamentos de escolas do concelho de Sesimbra; membros de todos os órgãos autárquicos do concelho mandato 2021/2025; presidentes das Câmaras e Assembleias Municipais da Área Metropolitana de Lisboa e do Distrito de Setúbal; jornais de 1974 e de 2024; lista de associações e demais estruturas associativas; lista das 50 Mulheres de Abril; e, uma gravura entregue a todas as 50 mulheres de Abril, de autoria de Liseta Niza”.

“O Legado do Tempo pretende testemunhar alusões históricas, sociais, económicas e culturais através de documentos e artefactos representativos do momento actual”, é esta a forma de a Câmara Municipal de Sesimbra explicar o que é pretendido com a iniciativa em questão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -