Palmela entre os que apresentaram programa comemorativo maior e mais diversificado
Com mais de 80 iniciativas ao longo deste ano, Palmela foi um dos municípios do distrito de Setúbal (senão mesmo o município) a apresentar um dos maiores e mais diversificados programas comemorativos do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974. E as celebrações prosseguem até Dezembro, com propostas de música, exposições, encontros, conferências e apresentações de livros.
Agosto fica marcado por dois eventos musicais. Aconteceram dia 9 no Cine-Teatro São João, em Palmela, recebeu pelas 21h30 um café-concerto com “O Gajo” João Morais e, de 16 a 18, a autarquia integra nas comemorações de Abril o “Palmela Wine Jazz”, a realizar-se no Parque Venâncio Ribeiro da Costa. Esta 10ª edição do festival de jazz apresenta um programa onde as mulheres serão as protagonistas, numa celebração por “Abril e pela igualdade”, salienta o município.
A exposição “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e Outras Lutas” dá seguimento ao assinalar da Revolução dos Cravos em Setembro. A mostra, que se integra na iniciativa “Conversas Sem Margens”, vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, de 2 a 13, e, depois, entre os dias 14 e 29, poderá ser apreciada na Biblioteca Municipal de Palmela.
Ainda em Setembro, no dia 14, tem lugar também na Biblioteca Municipal de Palmela, pelas 16 horas, a apresentação do livro “Mulheres do Meu País”, no âmbito da iniciativa “Conversas Sem Margens – Com Abril, Março é Todo o Ano”. A obra é da autoria de Cidália Vargas Pecegueiro e M. Margarida Pereira Muller, que estarão presentes na sessão.
Outubro será um mês mais preenchido de actividades. Além da exposição bibliográfica “Livros de Abril”, composta por 50 títulos publicados entre 1974 e 1976, na Biblioteca Municipal de Palmela, está agendado para o dia 5 (21h30) um concerto de celebração do canto livre e de intervenção, com direcção artística de Samuel Quedas, no Cine-Teatro São João, seguindo-se a realização, até final do mês, de um conjunto de encontros.
A saber: no dia 10, na Biblioteca de Palmela, debate-se o tema “Onde estamos no 25 de Abril de 2024?”, com a Comunicação Social e a Liberdade pós-25 de Abril sob análise. No dia 15 (14h00-17h30) há poesia para os seniores, exibição do 2º episódio da série documental “Maior do que o Pensamento” e visita à Adega ASL Tomé, no Pinhal Novo. Para o dia 19 (16h00) está reservada a conferência, dirigida por Diogo Ferreira, subordinada ao tema “A prisão política de um funcionário da Câmara Municipal de Palmela: A história de Amaldo Kruge Pinto de Carvalho (1934-1935)”, na Biblioteca de Palmela. No dia 24 tem lugar a conferência “Portas que Abril Abriu” no Cine-Teatro São João. E no dia 26, o Centro Comunitário de Águas de Moura acolhe (das 17h00 até à meia-noite) um convívio para jovens, com música e debates sobre liberdade, direitos e deveres, em parceria com a AJOC.
Últimos dois meses: o mês de Novembro abre com “Conversas de Abril – Os Mercados da Reforma Agrária” e a exposição “A Reforma Agrária”, associada ao espectáculo “O Punho”. No dia 3 vai estar em foco o fado, com a actuação de Teresinha Landeiro no Cine-Teatro São João (21h30). No dia 21 tem lugar o XV Fórum Social de Palmela (9h30) na Biblioteca de Palmela, que recebe no dia 22 o lançamento do livro “A Tua Voz” (16h00), compilado com textos de crianças de escolas do concelho, sobre direitos, liberdade, democracia, participação e cidadania.
Para o dia 23 está reservada a actuação do músico brasileiro Pierre Aderne no Cine-Teatro São João (21h30). E no dia 30 realiza-se (das 17h00 à meia-noite) um encontro de jovens em Palmela, no espaço MOJU. Às 21h30, mas no Cine-Teatro São João, o espectáculo cénico “O Punho”, adaptado da obra de Bernardo Santareno, será apresentado ao público.
Em Dezembro, as iniciativas associam-se também ao período da quadra natalícia. No dia 7 há teatro no Auditório Municipal Rui Guerreiro, em Pinhal Novo, com a peça “O Peru que Votou a Favor do Natal” (16h00). E para fechar a programação, no mesmo dia, é apresentada a co-produção teatral “Operários de Natal” no Cine-Teatro São João (21h30), com canções de Carlos Mendes e Paulo de Carvalho, entre outros, a partir de textos de Ary dos Santos.
“Abril Para Já” serve de mote ao programa comemorativo dos 50 anos da Revolução dos Cravos em Palmela.