Município evoca meio século da Liberdade como poucos

Município evoca meio século da Liberdade como poucos

Município evoca meio século da Liberdade como poucos

Palmela entre os que apresentaram programa comemorativo maior e mais diversificado

Com mais de 80 iniciativas ao longo deste ano, Palmela foi um dos municípios do distrito de Setúbal (senão mesmo o município) a apresentar um dos maiores e mais diversificados programas comemorativos do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974. E as celebrações prosseguem até Dezembro, com propostas de música, exposições, encontros, conferências e apresentações de livros.

- PUB -

Agosto fica marcado por dois eventos musicais. Aconteceram dia 9 no Cine-Teatro São João, em Palmela, recebeu pelas 21h30 um café-concerto com “O Gajo” João Morais e, de 16 a 18, a autarquia integra nas comemorações de Abril o “Palmela Wine Jazz”, a realizar-se no Parque Venâncio Ribeiro da Costa. Esta 10ª edição do festival de jazz apresenta um programa onde as mulheres serão as protagonistas, numa celebração por “Abril e pela igualdade”, salienta o município.

A exposição “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e Outras Lutas” dá seguimento ao assinalar da Revolução dos Cravos em Setembro. A mostra, que se integra na iniciativa “Conversas Sem Margens”, vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, de 2 a 13, e, depois, entre os dias 14 e 29, poderá ser apreciada na Biblioteca Municipal de Palmela.

Ainda em Setembro, no dia 14, tem lugar também na Biblioteca Municipal de Palmela, pelas 16 horas, a apresentação do livro “Mulheres do Meu País”, no âmbito da iniciativa “Conversas Sem Margens – Com Abril, Março é Todo o Ano”. A obra é da autoria de Cidália Vargas Pecegueiro e M. Margarida Pereira Muller, que estarão presentes na sessão.

- PUB -

Outubro será um mês mais preenchido de actividades. Além da exposição bibliográfica “Livros de Abril”, composta por 50 títulos publicados entre 1974 e 1976, na Biblioteca Municipal de Palmela, está agendado para o dia 5 (21h30) um concerto de celebração do canto livre e de intervenção, com direcção artística de Samuel Quedas, no Cine-Teatro São João, seguindo-se a realização, até final do mês, de um conjunto de encontros.

A saber: no dia 10, na Biblioteca de Palmela, debate-se o tema “Onde estamos no 25 de Abril de 2024?”, com a Comunicação Social e a Liberdade pós-25 de Abril sob análise. No dia 15 (14h00-17h30) há poesia para os seniores, exibição do 2º episódio da série documental “Maior do que o Pensamento” e visita à Adega ASL Tomé, no Pinhal Novo. Para o dia 19 (16h00) está reservada a conferência, dirigida por Diogo Ferreira, subordinada ao tema “A prisão política de um funcionário da Câmara Municipal de Palmela: A história de Amaldo Kruge Pinto de Carvalho (1934-1935)”, na Biblioteca de Palmela. No dia 24 tem lugar a conferência “Portas que Abril Abriu” no Cine-Teatro São João. E no dia 26, o Centro Comunitário de Águas de Moura acolhe (das 17h00 até à meia-noite) um convívio para jovens, com música e debates sobre liberdade, direitos e deveres, em parceria com a AJOC.

Últimos dois meses: o mês de Novembro abre com “Conversas de Abril – Os Mercados da Reforma Agrária” e a exposição “A Reforma Agrária”, associada ao espectáculo “O Punho”. No dia 3 vai estar em foco o fado, com a actuação de Teresinha Landeiro no Cine-Teatro São João (21h30). No dia 21 tem lugar o XV Fórum Social de Palmela (9h30) na Biblioteca de Palmela, que recebe no dia 22 o lançamento do livro “A Tua Voz” (16h00), compilado com textos de crianças de escolas do concelho, sobre direitos, liberdade, democracia, participação e cidadania.

- PUB -

Para o dia 23 está reservada a actuação do músico brasileiro Pierre Aderne no Cine-Teatro São João (21h30). E no dia 30 realiza-se (das 17h00 à meia-noite) um encontro de jovens em Palmela, no espaço MOJU. Às 21h30, mas no Cine-Teatro São João, o espectáculo cénico “O Punho”, adaptado da obra de Bernardo Santareno, será apresentado ao público.

Em Dezembro, as iniciativas associam-se também ao período da quadra natalícia. No dia 7 há teatro no Auditório Municipal Rui Guerreiro, em Pinhal Novo, com a peça “O Peru que Votou a Favor do Natal” (16h00). E para fechar a programação, no mesmo dia, é apresentada a co-produção teatral “Operários de Natal” no Cine-Teatro São João (21h30), com canções de Carlos Mendes e Paulo de Carvalho, entre outros, a partir de textos de Ary dos Santos.

“Abril Para Já” serve de mote ao programa comemorativo dos 50 anos da Revolução dos Cravos em Palmela.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -