Desportivo volta a fazer palpitar corações

Desportivo volta a fazer palpitar corações

Desportivo volta a fazer palpitar corações

Alcides e Redol (acompanhado pelo filho), antigas glória do Desportivo

Exposição inserida nas comemorações de Abril tem registado enorme afluência de público. Ainda está patente no Museu Municipal

À margem dos acontecimentos de Abril, mas integrada no programa de comemorações, destacando-se como uma das iniciativas mais bem acolhidas pela comunidade local, foi a inauguração a 13 de Abril da exposição “O Desportivo, um clube no coração”.

- PUB -

A mostra sobre o extinto Clube Desportivo do Montijo – que está prevista estar patente ao público até final de Agosto, no Museu Municipal Casa Mora – apresenta dezenas de troféus, peças de equipamentos, fotografias, documentos, cromos, uma bandeira e até uma miniatura do autocarro amarelo-e-verde.

Os textos descritivos, que acompanham o vasto património desportivo, enriquecem a exposição, tal como um conjunto de testemunhos de personalidades que contribuíram para as conquistas do extinto mas eterno clube. Antigas glórias e ex-dirigentes – os antigos atletas José António, Celestino e José Louceiro (futebol), José Canelas, Abel Matos, Lúcia Quendera e Dália Sancho (basquetebol) e os presidentes Artur Cruz e João Mota – recordam a grandiosidade de uma parte maior da alma desportiva montijense.

Organizada pelo Ateneu Popular do Montijo em parceria com a Câmara Municipal, sob coordenação de Carlos Traquinas, do Ateneu, Eduardo Martins, da autarquia, e do montijense Rui Peres, a mostra percorre a história do Desportivo, desde o nascimento do clube em 1948 por fusão de três outras agremiações (Onze Unidos Futebol Clube, Aldegalense Sport Clube e Avenida Futebol Club) até ao seu derradeiro suspiro em 2007

- PUB -

Dividida por modalidades, desde o futebol, ao basquetebol, passando pelo andebol, pela ginástica, pelo atletismo, até ao ténis-de-mesa, a exposição apresenta apenas uma selecção dos muitos troféus alcançados pelo clube, destacando-se, desde logo pela dimensão, a Taça Mundet.

Documentos cedidos por particulares, cromos de futebol, uma miniatura do autocarro amarelo-e-verde e o registo de vários antigos atletas que se destacaram complementam o valioso espólio que está em exposição até final de Agosto no Museu Municipal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -