28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
Início168º aniversárioOs espaços de conhecimento com tesouros literários ‘à mão de semear’

Os espaços de conhecimento com tesouros literários ‘à mão de semear’

Concelho aposta nestes equipamentos para promover a leitura e a educação da população

 

- PUB -

Além da rica história e de toda a cultura enraizada, a Moita orgulha- se das suas bibliotecas, consideradas verdadeiros refúgios de conhecimento e cultura. Estes espaços desempenham um papel fundamental na promoção da leitura, educação e no enriquecimento intelectual dos cidadãos.

A leitura está de certa forma enraizada no concelho da Moita, caso contrário não teriam quatro bibliotecas no seu ‘espólio’ cultural. Apesar de só começar a apostar verdadeiramente na leitura a partir de 1990, com a inauguração da Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, o crescimento foi grande e num curto espaço de tempo.

A Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira foi a primeira a ser inaugurada, a 10 de Junho de 1990. Este espaço coloca ao dispor dos seus utilizadores serviços de consulta de jornais, revistas, enciclopédias, dicionários e documentos audiovisuais, empréstimo domiciliário de livros, apoio e orientação bibliográfica, fundo local, ludoteca e exposições. Esta biblioteca dispõe, ainda, de um auditório.

- PUB -

No dia em que se comemorou o seu 32º aniversário, a 10 de Junho de 2022, foi atribuído o nome do escritor Bruno Vieira Amaral a este equipamento municipal.

A nova designação da biblioteca serviu de homenagem a um autor que tem situado a acção de alguns dos seus livros, não apenas romances, na margem sul do Tejo e no Vale da Amoreira — e a quem em 2015 foi atribuído o Prémio Saramago pelo seu romance inaugural, também distinguido com outros prémios como o PEN Narrativa, entre outros.

Não apenas romancista, mas também ensaísta e crítico literário, Bruno Vieira Amaral publicou igualmente as obras Integrado Marginal, uma biografia de José Cardoso Pires, Cidade Suspensa – Lisboa em Estado de Emergência (com Miguel Valle de Figueiredo), Uma Ida ao Motel e Outras Histórias, que venceu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, Manobras de Guerrilha – Pugilistas, Pokémons & Génios, Aleluia! e Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa.

- PUB -

Seguiu-se a Biblioteca de Alhos vedros. A abertura deste espaço aconteceu em 1993, após a realização de obras de adaptação do Núcleo Cultural José Afonso. Actualmente este equipamento é dotado de um espaço destinado à leitura de jornais, uma secção infanto-juvenil, uma sala de conto e ainda um espaço de leitura para adultos.

Pelas mãos do então Presidente da República, Jorge Sampaio, foi inaugurada na Moita, em 1997, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, sendo considerada umas das melhores bibliotecas do País. Esta é a parte central e suporte de todas as bibliotecas do concelho da Moita.

No seu interior, possui espaços amplos, havendo zonas de leitura diária onde estão revistas e jornais do dia para consulta rápida, uma sala de multimédia com DVDs e CDs de requisição ou consulta no local. Este espaço desdobra-se numa outra área de leitura infantil com casas de banho adaptadas à escala dos mais novos, e outra área, posterior à de leitura rápida, com todo o tipo de livros para consultar ou requisitar.

Existem também áreas de internet com computadores à disposição e várias acessibilidades para se levar o computador e fazer trabalhos ou pesquisas. Nos meses de Verão é normal abrirem a parte do terraço e fazerem serões de cinema ao ar livre.

O espaço mais recente é a Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira, que está integrada no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. Este espaço, que foi inaugurado a 25 de Abril de 2005, está equipado com uma sala de leitura geral, uma sala infantil com um pequeno espaço polivalente, um espaço de audiovisuais e um espaço de novas tecnologias.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -