2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
Início168º aniversárioDa tauromaquia às bibliotecas com festas tradicionais em destaque e animação pelo...

Da tauromaquia às bibliotecas com festas tradicionais em destaque e animação pelo meio

A oferta cultural do concelho é muita e diversificada, reflexo de várias realidades distintas que vão da vila ribatejana à mais urbana Baixa da Banheira passando pelas especificidades de Alhos Vedros e Gaio Rosário

 

- PUB -

A vila da Moita tem uma variada oferta cultural, numa mistura entre as tradições mais antigas com aquilo que é pedido na sociedade actual. O panorama cultural desta vila procura agradar os miúdos e os graúdos, com uma agenda cultural para todos os gostos.

Desde as habituais festas populares ao programa bibliotecário, a agenda cultural da Moita é vasta e variada, sendo também preocupada com a oferta existente para os mais novos. O principal atractivo são as Festas em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, durante Setembro, sendo que aí se mistura outra parte importante da cultura moitense, que é a Tauromaquia.

A tradição é muito valorizada nesta vila, sendo por isso que um dos principais eventos é a Romaria a Cavalo da Moita a Viana do Alentejo. Quanto a eventos organizados pela autarquia relativos à cultura, o município tem o evento ‘Cultura à Solta’ que leva animação a vários espaços da Moita, e ainda a oferta de programas nas bibliotecas municipais, que valorizam bastante a leitura.

- PUB -

 

Festas em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem

Um dos principais eventos culturais da Moita são as Festas em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem. Trata-se de dez dias bem preenchidos com as habituais iniciativas: a Tarde do Fogareiro, a Noite do Fragateiro, a Procissão, as Largadas de Toiros, a Feira Taurina, o Festival de Folclore, os barcos engalanados no cais e vários espectáculos musicais. Estas festas têm na sua origem a devoção dos marítimos. É uma festa com grande projecção no país, sendo que remonta à primeira metade do século XVII, considerada, actualmente, uma síntese entre as festividades religiosas e profanas, marítimas e rurais.

- PUB -

 

Tradição taurina está no ADN moitense

Indissociável a estas festas é a tradição tauromáquica. Ao longo destes anos, a Moita tem consolidado uma posição cimeira no panorama tauromáquico, detendo actualmente aquela que é conhecida como a mais importante feira taurina de Portugal, que se realiza em Setembro, aquando das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. De salientar, ainda, na forma de festejo popular, as tradicionais largadas de touros, na Avenida Dr. Teófilo Braga, na Moita; as largadas na Praia do Rosário, no Gaio-Rosário; em Sarilhos Pequenos; em Alhos Vedros e na Barra Cheia.

Romaria a Cavalo da Moita a Viana do Alentejo

Romaria a Cavalo da Moita a Viana do Alentejo é também uma tradição bastante antiga, que se mantém viva nesta vila. Centenas de romeiros participam anualmente na Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo. Após um interregno de 70 anos, a Romaria a Cavalo veio retomar uma antiga tradição da vila da Moita, inicialmente de carácter religioso, que fazia deslocar centenas de agricultores com os seus animais a Viana do Alentejo para que fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Sr.ª D’Aires (padroeira dos animais). A Romaria a Cavalo adquiriu, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica.

 

Cultura à Solta invade espaços públicos

Dentro dos eventos da responsabilidade da organização da autarquia moitense, aquele que tem mais ênfase é talvez o “Cultura à Solta”. Neste evento as artes performativas, música, teatro e muita animação invadem diferentes espaços públicos do concelho da Moita, nos meses de Julho e Agosto, numa parceria entre a Câmara Municipal da Moita e as Juntas de Freguesia. Com momentos de partilha e fruição cultural, é proporcionado o acesso de todos, desde os mais pequenos aos graúdos, à cultura neste período estival.

“Cultura à Solta” é um projecto de dinamização de espaços públicos – largos, jardins, pracetas, ruas e parques – que pretende passar por todas as freguesias do concelho da Moita.

 

Feira Medieval de Alhos Vedros

Alhos Vedros recebe anualmente a Feira Medieval, promovida pela ALIUSVETUS – Associação Cultural História e Património, com o objectivo de promover as Comemorações dos 500 Anos da atribuição do Foral a Alhos Vedros por D. Manuel I.

Anualmente o evento é visitado por milhares de pessoas, atraídas pelo exotismo da recriação de uma Feira Medieval instalada no Largo da Igreja, Largo da Festa, Parque das Salinas, Largo da Misericórdia e Rua 5 de Outubro.

O programa de animação inclui torneios de armas, desfiles, espectáculos de palco, animação circense música, danças medievais e danças orientais, aves de rapina e cobras, tasquinhas, artesanato nacional e oriental, e muito convívio.

Autarquia valoriza desenvolvimento da leitura e conhecimento

A Câmara Municipal da Moita dá muito ênfase à leitura no seu programa cultural, sendo esse que a autarquia dá mais destaque entre toda a cultura que acontece na vila ribatejana. Todas as bibliotecas na Moita têm uma agenda cultural, com variados programas pensados sobretudo para os mais novos, mas também para o público mais ‘graúdo’. Biblioteca Viva, Escolas a Ler, Semear Histórias, Às páginas tantas, Entre Leitores, Sábia Mente, Liga dos livros e Maré de Poesia são apenas algumas das iniciativas organizadas nas várias bibliotecas distribuídas ao longo da Moita.

 

BB Blues Fest é um festival de referência nacional

O BB Blues Fest teve a sua primeira edição em 2012, com duas noites de música no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. Este evento com mais de dez anos resulta de uma parceria entre a Associação BB

Blues Portugal, a Câmara Municipal da Moita e a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e tem trazido à vila da Baixa da Banheira os melhores nomes do blues nacional e internacional.

 

- PUB -

Mais populares

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -