Fadista em ascensão marca presença esta noite nas festas de Corroios
Terça-feira é dia, ou melhor, é noite de Fados nas Festas de Corroios, com Diana Vilarinho, fadista que lançou o seu álbum de estreia no final do ano passado.
Aos 24 anos, Diana é um nome em ascensão no universo do Fado, no qual se inseriu logo aos nove anos de idade. O primeiro disco de Ana Moura foi a sua primeira inspiração e aos 15 anos já estava como fadista residente, numa casa de Fados da capital.
Ao atingir a maioridade, decidiu partir para a India – onde permaneceu algum tempo – com o objectivo de fazer voluntariado (actividade que desempenha com frequência em Portugal).
Depois, foram passagens pelos palcos da Grande Noite do fado, do Festival Caixa Alfama e também palcos além-fronteiras: Espanha, Alemanha e Áustria, foram alguns deles.
Se Ana Moura foi a sua primeira e importante referência, hoje Diana Vilarinho gosta de falar da importância que para si têm/tiveram nomes como Maria José da Guia e Carlos do Carmo, ambos já – infelizmente – desaparecidos.
O seu disco de estreia, “Diana Vilarinho”, como referido acima, saiu em finais de 2021 e logo com um produtor de luxo: Ricardo Ribeiro, que, com Diana, seleccionou com rigor, os temas incluídos no disco, que contam com uma música escrita e composta por Carminho.
Detalhes que atribuem um relevo muito especial a esta estreia em disco.
Do mundo das casas de fado, onde se movimento com sucesso, para o Palco Carlos Paredes em Corroios, é mais um percurso numa carreira promissora.
Neste concerto Diana Vilarinho apresenta-se com a formação tradicional do Fado: Guitarra Portuguesa, Viola e Baixo Acústico.
Opinião Musical