28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Utentes protestam amanhã contra “fecho” de serviço de obstetrícia no Barreiro

Utentes protestam amanhã contra “fecho” de serviço de obstetrícia no Barreiro

Utentes protestam amanhã contra “fecho” de serviço de obstetrícia no Barreiro

Concentração está marcada para as 18 horas, junto à unidade hospitalar

 

As comissões de utentes do Arco Ribeirinho – Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete – convocaram para amanhã uma manifestação contra um futuro encerramento da urgência de obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM). A concentração está agendada para as 18 horas, junto às instalações da unidade hospitalar do Barreiro.

- PUB -

Em comunicado, as comissões de utentes dizem-se “preocupadas” com as recentes “notícias veiculadas pela Comunicação Social”, a propósito da proposta da Comissão de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos recomendar o fecho do serviço no CHBM, a par dos de Vila Franca de Xira, Covilhã e Castelo Branco.

“Numa situação de enorme fragilidade, esse encerramento obrigará à deslocação das grávidas para outros hospitais mais distantes, quando existe um CHBM que deve servir para essa função, sem colocar em risco as mães e os seus bebés”, afirmam as comissões de utentes do Arco Ribeirinho. Ao mesmo tempo, lembram que “a perda de uma valência tão relevante para a população” virá “agravar um cenário de constantes perdas de outros serviços importantes” naquele centro hospitalar, o que “prejudica o serviço público de saúde necessário para a população”. A referida valência, consideram, é “necessária ao futuro e progresso da sociedade, num hospital de referência”.

Fonte próxima de Manuel Pizarro, ministro da Saúde, garantiu na passada quinta-feira a O SETUBALENSE que os três serviços de urgência de obstetrícia na região – Barreiro/Montijo, Setúbal e Almada – vão manter-se abertos, não obstante o teor da proposta da comissão de acompanhamento. Na véspera o ministro, em entrevista à RTP3, dissera que até final deste ano nenhuma maternidade seria fechada e que a decisão sobre a matéria só seria tomada em 2023.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -