Três dias de festival para descobrir o melhor da gastronomia das Terras da Costa

Três dias de festival para descobrir o melhor da gastronomia das Terras da Costa

Três dias de festival para descobrir o melhor da gastronomia das Terras da Costa

Primeiro Festival das Terras da Costa e do Mar tem por objectivo alavancar o desenvolvido desta zona desfavorecida

Começa amanhã, dia 12, o Festival das Terras da Costa e do Mar e, até dia 14, no anfiteatro do Parque Urbano da Costa da Caparica, não vai faltar street food, artesanato, música, desporto e lazer. É ainda uma oportunidade para, nos food trucks presentes no festival, degustar uma grande variedade de pratos confeccionados com produtos das Terras da Costa e com peixe do mar da Costa da Caparica.

- PUB -

Com entrada livre, no auditório do parque urbano haverá ainda sessões de showcooking, um mercado de rua e animação com projectos locais.

Este é o primeiro festival de street food “para afirmar a marca “Terras da Costa e do Mar”, refere a Câmara de Almada que organiza este festival em pareceria com a Associação Industrial Portuguesa. Sublinha ainda que esta iniciativa faz parte do projecto que está a desenhar com o objectivo de dar folgo ao “desenvolvimento de uma área agrícola, no consumo de proximidade e na afirmação da marca ‘Terras da Costa e do Mar’, valorizando os produtos produzidos no Agroparque Terras da Costa”, em parceria com diversas entidades.

O Agroparque Terras da Costa tem por objectivo concretizar o Parque Agro-Alimentar das Terras da Costa e do Mar com a criação da marca com o mesmo nome, para isso foram estabelecidos contratos-programa com quatro parceiros executores no âmbito da candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência direccionado para Comunidades Desfavorecidas – Operação Integrada Local 2 – Costa da Caparica tendo cofinanciamento de 2,75 milhões de euros.

- PUB -

Recentemente, num seminário dedicado à criação deste parque agroalimentar na Costa da Caparica e da marca com o mesmo nome, Duarte Mata, director do Departamento de Intervenção Ambiental, Clima e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Almada referiu que o grande objectivo deste projecto passa por “qualificar um território de grande vocação agrícola, através da valorização da actividade dos agricultores, habilitando-os para uma agricultura mais sustentável”.

Como Parceiros Executores estão a Associação Industrial Portuguesa, a Ensaios e Diálogos Associação, e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA) ISEL.ID. A estes juntam-se parceiros com outras funções como o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição – Costa de Caparica, Centro de Emprego de Almada, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a
Junta de Freguesia da Costa da Caparica.

Quanto aos principais objectivos, o Parque Agro-alimentar das Terras da Costa e do Mar pretende a qualificação ambiental e dignificação das populações residentes, alavancar a produção local, projectando uma actividade sustentável, promover a qualificação e a empregabilidade, apontando para uma agricultura mais sustentável, concretizar oportunidades de novos negócios, tirando partido do ambiente, fomentar a economia circular e cadeias curtas de distribuição como oportunidade de desenvolvimento, aprofundar o espírito de comunidade através da criatividade, da cultura e do desporto e envolver as novas gerações na sustentabilidade, sazonalidade e saúde.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -