Judoca almadense venceu na final de -57 kg a francesa Priscila Gneto, por ‘waza-ari’, a 55 segundos do final do combate
A judoca almadense Telma Monteiro conquistou na passada sexta-feira a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi, ao vencer na final de -57 kg a francesa Priscila Gneto, por ‘waza-ari’, a 55 segundos do final do combate.
A medalha de ouro de Telma Monteiro, natural de Almada, junta-se ao bronze alcançado um pouco antes por Catarina Costa, mas na categoria de -48 kg.
Telma Monteiro, que efectuava a sua primeira grande prova após os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, competição em que foi eliminada na segunda ronda, tinha afirmado que queria terminar o ano com uma medalha, e em Abu Dhabi chegou ao ouro após três combates.
A judoca do Benfica, que se prepara, aos 35 anos, para novo ciclo olímpico, com vista aos Jogos de Paris2024, não defraudou as expectativas e tentou, quase sempre, ter a iniciativa no ‘tatami’.
No percurso até ao ouro, e depois de ficar isenta na primeira ronda, Telma Monteiro venceu nos quartos de final a francesa Faiza Mokdar (48.ª) por ‘waza-ari’, e nas meias-finais a britânica Acelya Toprak (63.º), por ‘ippon’, antes de encontrar Gneto.
No combate final, frente a uma adversária com quem nunca se tinha cruzado, apesar dos 30 anos da francesa, a judoca do Benfica teve uma ‘luta’ equilibrada, pelo menos até ao último minuto e a um erro ‘primário’ de Priscila Gneto.
Depois de uma tentativa de projecção da portuguesa, sem que fosse concretizada, a judoca francesa virou as costas e Telma conseguiu agarrar a sua oponente e virá-la, o suficiente para pontuar e gerir – ainda recebeu dois castigos – até ao final.
Portugal sai de Abu Dhabi com duas medalhas, com a conquista de Telma Monteiro a fechar o primeiro dia de competição, já depois de Catarina Costa ter conquistado também hoje a medalha de bronze na categoria de -48 kg.
A judoca de Coimbra, 12.ª do ‘ranking’, esteve igualmente isenta na primeira ronda, e depois de perder no seu combate de estreia, já nos quartos de final, frente à russa Irina Dolgova (17.ª), por ‘waza-ari’, venceu os dois combates na repescagem.
Catarina Costa chegou ao bronze após derrotar a belga Ellen Salens (53.ª) e a também russa Sabina Giliziava (20.ª), num combate que se arrastou até ao ‘golden score’, com a portuguesa a pontuar para ‘waza-ari’ aos 2.57 minutos (6.57 no total).
Mais cedo, Joana Diogo, a terceira e última judoca lusa inscrita em Abu Dhabi, perdeu na estreia em -52 kg.
RPM