Encontro inicia-se pelas 19h30 na estação de autocarros em Palmela
O Teatro O Bando abriu as portas da sua quinta a 70 jovens e artistas de nove países europeus para que, desde o passado dia 3 e até este domingo, possam realizar neste espaço uma pesquisa e uma reflexão artística sobre as expectativas e os anseios do “mundo de amanhã”. E neste sábado, a partir das 19h30, esta iniciativa, intitulada “Tomorrowland”, é aberta ao público com um encontro que tem início na estação de autocarros em Palmela (Belos).
O evento Tomorrowland, explica o Teatro O Bando, “é o culminar de uma semana de interacção e pensamento colectivo sobre as questões sociais, ambientais e políticas que os mais jovens vislumbram para o seu próprio futuro”.
Nesse âmbito, ao longo desta semana têm vindo a ser dinamizadas “várias actividades teatrais e debates, oficinas de música, escrita criativa, movimento, construção de cenários e concepção de figurinos, explorando por dentro as várias áreas envolvidas na criação artística”, sob a direcção de uma equipa coordenada por Andrew Siddall e Chloe Osbourne, do Reino Unido.
“Esta é uma iniciativa do projecto europeu CONNECT UP, uma rede europeia na qual o Teatro O Bando está envolvido e que reúne 11 estruturas de criação, festivais e estruturas de programação de Portugal, Polónia, Reino Unido, República Checa, Áustria, Croácia, Alemanha, Eslovénia, Itália e Noruega e ainda com a Universidade de Agder (Noruega)”, lembra a produtora artística. “Assume como premissa a criação de espectáculos com e para jovens procurando as causas da exclusão, promovendo o combate às discriminações e às intolerâncias com o objectivo de captar públicos que normalmente não têm acesso à fruição artística”, adianta.
O projecto, vinca ainda o Teatro O Bando, “pressupõe uma forte ligação com a comunidade escolar onde através da mediação teatral se deve aprofundar um trabalho com estudantes e docentes para que sejam municiadores da criação teatral e, posteriormente, espectadores mais atentos”.
O Tomorrowland é suportado pelo programa Creative Europe Program of the European Union e conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Câmara Municipal de Setúbal.