Seixal, Montijo, Barreiro e Sesimbra assinalam Dia Mundial da Árvore e das Florestas

Seixal, Montijo, Barreiro e Sesimbra assinalam Dia Mundial da Árvore e das Florestas

Seixal, Montijo, Barreiro e Sesimbra assinalam Dia Mundial da Árvore e das Florestas

Municípios dinamizam ações diferentes com o objetivo comum de promover a preservação da natureza e da biodiversidade

O Dia Mundial da Árvore e das Florestas comemora-se a 21 de março. A celebração da data pode ser vista como um aperitivo associado às comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho. Na Península de Setúbal, o 21 de março é habitualmente assinalado pelos municípios com várias iniciativas, que, além da plantação de espécies arbóreas, incluem ações de sensibilização ambiental dirigidas à população e às comunidades escolares.

- PUB -

O Seixal é um dos municípios que já têm definida programação para celebrar o Dia Mundial da Árvore e das Florestas. Está agendado um conjunto de atividades para o Parque Metropolitano da Biodiversidade – considerado “o pulmão verde do concelho” –, com o intuito de “sensibilizar para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade e de promover a plantação de árvores”, revela a autarquia.

As atividades vão decorrer entre 18 e 24 de março. Para os primeiros três dias (de 18 a 20) está programada a iniciativa “Visita à floresta, jogos didáticos e ações de sensibilização”, para a comunidade escolar e utentes da Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal e da CERCISA.

Também com arranque no dia 18, mas a estender-se até 21, está prevista a campanha “Leve uma árvore – plante o futuro”, que “promove e incentiva a plantação de espécies adequadas ao território”. A ação é dirigida à população em geral, com a Câmara Municipal a ceder as árvores e arbustos autóctones a todos os interessados, mediante inscrição.

- PUB -

No dia 21 destaca-se também uma ação de reflorestação, das 10 às 13 horas, gratuita e aberta a toda a comunidade, bem como a iniciativa “Árvores Poéticas”, a ter lugar das 14h30 às 17 horas, para adultos e famílias.

Destaca-se ainda a ação “Vamos construir um herbário”, que decorrerá nos dias 23 e 24 em contexto de sala de aula para alunos do ensino básico e do secundário. “Nesta atividade pretende-se explorar o mundo fascinante das plantas, com o objetivo de familiarizar os alunos para a biodiversidade vegetal, incentivando a observação atenta das plantas, e ainda o desenvolvimento de habilidades científicas… Para consolidar os conhecimentos, os alunos vão construir um herbário em sala de aula”, explica a autarquia do Seixal.

Entre alfarrobeiras e borboletas
O Montijo é outro dos municípios que também já tem definido um calendário de ações para assinalar o Dia Mundial da Árvore e das Florestas. A habitual comemoração da data ao longo de toda uma semana – a “Semana Verde” – mantém-se, apesar da “mudança de cor” do executivo municipal, agora liderado por eleitos do movimento independente Montijo com Visão e Coração.

- PUB -

A alfarrobeira é a árvore em que se aposta nesta edição da “Semana Verde”, a decorrer entre 17 e 21 de março. Pequenos exemplares desta espécie arbórea vão ser distribuídos à população.

No dia 17, a oferta de alfarrobeiras é feita nas freguesias de Canha, das 10 às 11 horas, e Pegões, entre as 11h30 e as 12h30. A distribuição prossegue, no dia 18, na freguesia de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia (10 às 11 horas). No dia 19 é a vez da freguesia de Sarilhos Grandes (10 às 11 horas) e no dia 21 (no mesmo período horário) a oferta é feita na freguesia de Montijo. Para dia 20, às 10 horas, está agendada a ação de plantação da árvore no espaço verde do Páteo d’Água.

Já no Barreiro, o município assinala o 21 de março, entre as 9 e as 13 horas, no Largo do Mercado 1.º de Maio. “Neste dia celebramos não só a importância das árvores, mas toda a biodiversidade que sustenta o nosso planeta. Através de oficinas e atividades ao ar livre, vamos explorar como tudo está interligado”, pode ler-se na agenda divulgada pela autarquia.

E em Sesimbra, também a 21 de março, entre as 10 horas e as 12h30, destaca-se a iniciativa “As borboletas diurnas da Várzea”, para assinalar a chegada da Primavera. A ação decorrerá no Parque Ecológico da Várzea. “Através de um percurso definido, vai ser possível observar e recolher dados através de um processo de ciência-cidadã, que permitirá determinar a situação atual das espécies de borboletas e melhorar a eficácia das medidas de conservação da natureza na União Europeia”, indica o município.

21 de março Almada propõe programa comum para celebrar árvore e poesia

O 21 de março está também instituído, desde 1999, como Dia Mundial da Poesia. E o município de Almada vai celebrar a árvore e a poesia, neste dia, com um programa comum, subordinado ao tema: “Na Sombra das Palavras”.
As comemorações iniciam-se pelas 9h30 no Viveiro do Alto do Índio com a ação “Semear a Poesia”. Às 10h30, no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, faz-se a plantação de alfarrobeiras, numa iniciativa que contará com uma atividade de leitura e oficina criativa, a cargo da Biblioteca Itinerante de Almada. Proposta para a mesma hora é uma visita guiada ao jardim do Solar dos Zagallos, através da ação “Árvore Notável, Poeta Incrível I”, com observação de árvores e declamação de poesia.
Às 11 horas, a Biblioteca Municipal de Almada dinamiza “O traficante de Poetas”, projeto que engloba poesia e música. Às 15 horas, o Centro de Arte Contemporânea acolhe a “Árvore Notável, Poeta Incrível II) e também a oficina “Versos à Primavera em Desenho Caligráfico”, com a Nogueira em destaque. Ainda neste local, mas às 16 horas, tem lugar uma conversa com o botânico Fernando Catarino, sobre “O Dragoeiro, o primeiro habitante do Jardim Botânico”, e às 17 horas é inaugurada a exposição “Uma coleção: onde o desenho acontece (1993-2025)”, do Núcleo 10 Dragoeiros.
Às 20h30, na Biblioteca Municipal José Saramago, é apresentado o livro “A Geometria dos Malmequeres”, obra poética de Simone de Carvalho Martins.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não