Saúde de Lisboa e Vale do Tejo cria cinco áreas de ataque à pandemia na península

Saúde de Lisboa e Vale do Tejo cria cinco áreas de ataque à pandemia na península

Saúde de Lisboa e Vale do Tejo cria cinco áreas de ataque à pandemia na península

Fotografia de Alex Gaspar.

Unidades especiais vão ter um médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza

 

 

- PUB -

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) procedeu à reorganizou dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários e criou 35 Áreas Dedicadas (ADC) à Covid-19 em toda a região. Esta medida, aplicada desde ontem, acontece numa altura em que está em curso a Fase de Mitigação da pandemia emitida pela Direcção-Geral de Saúde.

Foram assim constituídos 15 Agrupamentos de Centros de Saúde com ADC para avaliação e tratamento de doentes Covid-19, que correspondem a áreas reservadas compostas por duas salas de observação, com áreas de rececção, de espera e instalações sanitárias separadas dos doentes sem suspeita do vírus. Estas unidades vão ter um médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza.

Com esta medida, os concelhos do distrito integrados na ARS-LVT passam a dispor de áreas de ataque nos agrupamentos ACES de Amada-Seixal, ACES Arco Ribeirinho e ACES Arrábida. Estes postos vão estar a funcionar nos dias úteis, sábados e domingos entre as 8h00 e as 20h00.

- PUB -

No caso do ACES Almada-Seixal, os utentes com sintomas do novo coronavírus devem dirigir-se à unidade do Pragal (Almada), localizada Rua Abel Salazar, telefone 212 725 530. No caso do Seixal, vai estar a funcionar neste período a USF Torre da Marinha, na Rua Distrito Lobato – Quinta de Cima, telefone 212 274 330.

Quanto ao ACES Arco Ribeirinho, que assiste aos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, a unidade preparada para responder a estes casos é a de Alcochete, na Rua Capitão Salgueiro Maia, telefone 212 349 330. No Barreiro é a unidade na Rua Real Fábrica do Vidro, em Coina, telefone 212 101 376.

Por sua vez no ACES Arrábida, que envolve o Centro de Saúde Palmela, Centro de Saúde Bonfim, Centro de Saúde São Sebastião e Centro de Saúde Sesimbra, os utentes com suspeita vão ter de se dirigir ao Centro Hospitalar de Setúbal, na Rua Camilo Castelo Branco, em Setúbal, telefone 265 420 290.

- PUB -

Segundo indicação da ARS-LVT, deverão aceder às ADC, preferencialmente, os utentes com sintomas respiratórios e que previamente tenham contactado a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -