Município vai fazer investimento de 62 mil euros num plano que prevê incluir o cidadão na recolha de lixo
O município de Alcácer do Sal vai começar a realizar, em Outubro, a recolha de resíduos porta-a-porta. A proposta do executivo alcacerense, foi aprovada por unanimidade em reunião camarária e terá uma verba de 62 mil euros dedicada à “produção, a separação, a recolha e o tratamento” de resíduos urbanos.
O projecto-piloto prevê a “inclusão do cidadão enquanto produtor de resíduos e parte activa na sua separação, reduzindo as quantidades que seguem para aterro, procurando a valorização desses resíduos, com enfoque principal nos biorresíduos”.
De acordo com informação do município, a aprovação da verba vai ser dirigida para a aquisição uma viatura de recolha de resíduos, e 2 260 contentores para deposição de lixo, dos quais 460 destinados aos biorresíduos.
A medida compromete-se a cumprir três diferentes metas, uma delas, atingir os 30% de correcta separação de resíduos biológicos no 1.º ano de funcionamento. Outra das medidas, prende-se com a implementação do projecto “em pleno funcionamento” a 31 de Dezembro de 2023.
Prevê-se ainda a promoção do “aumento do desvio na origem da quantidade de biorresíduos incorrectamente enviados para aterro”. A última das directrizes, planeia uma adesão, na ordem dos 80%, dos munícipes ao projecto implementado pela câmara municipal.