Luísa Cagica Carvalho, Duarte Xara-Brasil, Sandrina Moreira e Márcia Santos participaram no projecto DiGiTOOL_to_CE
O projecto europeu DiGiTOOL_to_CE, no qual está empenhado uma equipa de três docentes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), está nomeado para o prémio UNESCO ICT in Education Prize 2023, um galardão que distingue iniciativas inovadoras para
a criação de novas tecnologias que permitam aprendizagens ao longo da vida, em conformidade com a Agenda 2030.
Luísa Cagica Carvalho, Duarte Xara-Brasil, Sandrina Moreira e Márcia Santos, professores na Escola Supe- rior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) são os três nomes que fizeram parte da equipa coordenadora da iniciativa – aos quais acresceram outros cinco parceiros. Esta culminou com uma reunião de todo o grupo na cidade de Setúbal, em Abril do ano passado. Ao longo de todo este tempo o projecto contou com apoio financeiro do programa Erasmus+ e coordenação da BA School of Business and Finance (Banku Augstskola), na Letónia.
“A criação de um curso online assíncrono e inovador sobre a temática da Economia Circular e dos Negócios Verdes e o tutorial electrónico DiGiMENTOR, que ensina como planear, desenvolver e executar formações desta natureza nas instituições de Ensino Superior”, foi um dos resultados do projecto.
Este “focou-se no desenvolvimento de ferramentas para apoiar as instituições de Ensino Superior na implementação de soluções de educação digital nos seus currículos, com especial foco nos temas da Economia Circular e dos Modelos de Negócios Circulares”, como explica a nota de Imprensa do estabelecimento de ensino superior.
Além de reunir as condições para ser candidato ao prémio, que este ano é dedicado ao tema “Aprendizagem digital para uma educação mais ecológica”, está ainda “enquadrado no Plano de Acção de Educação Digital (2021-2027) da Comissão Europeia” estando “alinhado com Pacto Ecológico Europeu (Green Deal)”.