Distinção reconhece mérito ao projecto de reabilitação da zona. Frederico Rosa recebeu nesta terça-feira a premiação na FIL
O Barreiro foi um dos seis municípios que saíram vencedores da edição deste ano dos “Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques”. O projecto “Parque Recreativo Cidade do Barreiro”, referente à intervenção realizada no Pólis, valeu à Câmara Municipal a conquista do prémio na categoria “Espaço Público”. A cerimónia de entrega das distinções teve lugar ao princípio da tarde desta terça-feira na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, recebeu a distinção, que reconhece o mérito da intervenção promovida pelo município na zona do Pólis.
Segundo o autarca, a premiação traduz “tudo aquilo que a zona ganhou, após a reabilitação efectuada”. O Pólis é hoje um local transfigurado, afirmado como “espaço de fruição na zona ribeirinha”, que foi capaz de atrair equipamentos de “restauração, lazer, um empreendimento imobiliário, a Clínica da CUF e um investimento para a prática do padel”, aponta.
A operação, adianta Frederico Rosa, é “também um exemplo de como se consegue resolver um problema com mais de uma década, recuperando a zona e devolvendo à população um espaço de fruição, e, ao mesmo tempo, de como é possível dessa forma alavancar-se a economia local”.
Além do Barreiro, foram premiados mais cinco municípios. A Câmara Municipal de Sintra venceu o prémio na categoria “Neutralidade Carbónica, com o projecto “Laboratório Vivo de Descarbonização i4 Efficiency”, ao passo que o município de Cabeceiras de Basto conquistou a distinção na categoria “Saúde e Bem-Estar”, com o projecto “Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão e Espaços de Convívio e Lazer”.
Na categoria “Transformação Digital” o prémio foi entregue à Câmara Municipal de Cascais, pelo projecto “GeoCascais – Plataforma digital de informações do Município georreferenciadas”, e na categoria “Mobilidade” triunfou o município de Águeda, com o projecto “Pedal in Águeda – Mobilidade Sustentável e Inovação na Capital da Bicicleta”.
Por último, na categoria “Reabilitação Urbana e Sustentável” foi premiado o município da Maia, com o projecto “Sobreiro Bairro de Energia Positivo e Inclusivo”.