Passadiço metálico vai ligar marginal ao porto de abrigo à Praia do Ouro

Passadiço metálico vai ligar marginal ao porto de abrigo à Praia do Ouro

Passadiço metálico vai ligar marginal ao porto de abrigo à Praia do Ouro

Obra deverá estar terminada na primeira quinzena de Setembro e é financiada por fundos europeus

 

Está a nascer um novo troço que vai fazer a ligação entre a marginal e o pontão de Sesimbra através de um passadiço metálico, com cerca de 200 metros, que vai ser edificado entre o acesso à Praia do Ouro e a entrada do porto de abrigo.

- PUB -

As empreitadas já começaram, no início desta semana, com a montagem dos estaleiros e espera-se que esteja terminada na primeira quinzena de Setembro. Quem o diz é Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, que explica que esta é uma obra que há muito era reivindicada, tendo em conta as dificuldades que criava aos transeuntes, até mesmo ao nível da segurança.

“Estamos a falar de um pequeno troço de quase 200 metros, que é o único entre aquilo que é a ligação da Vila de Sesimbra ao Porto de Sesimbra, que não tinha passeio. Do ponto de vista de segurança, ainda hoje, causava grandes constrangimentos a todos os utilizadores do porto de Sesimbra, mas também a quem pratica actividade física e faz a ligação entre Sesimbra, e pelo porto, era uma obra há muito reivindicada”.

A empreitada, explica o autarca, é feita numa zona de Estrada Nacional, pelo que foi através dos estudos prévios feitos pela Infra-estruturas de Portugal (IP) que pôde avançar. “É uma obra que, sendo numa Estrada Nacional, não é de responsabilidade da câmara municipal, mas sim da IP. Aliás, o estudo prévio que serviu de base à candidatura, era da própria IP e não da câmara”.

- PUB -

O passadiço suspenso vai facilitar as passagens até à vila e ao porto de abrigo e Francisco Jesus garante que as questões de segurança já vão estar ultrapassadas.

“Vai criar condições de segurança a todos os utilizadores do Porto de Sesimbra, vai também a todos os operadores garantir essas condições de segurança e vai ser importante do ponto de vista de lazer. Estamos a falar de um único troço com ligação de Sesimbra ao porto que não tinha passeio, portanto, passa agora a ter o passeio suspenso. E que vai, obviamente, também do ponto de vista turístico e de lazer criar outro tipo de condições”.

Com um valor total de meio milhão de euros a obra está a ser financiada pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas em 425 mil euros – tendo os outros 75 mil euros sido financiados pelo orçamento municipal – através de uma candidatura que o município fez, em Janeiro de 2022, ao Programa Operacional Mar 2020 – Portugal 2020.

- PUB -

“A candidatura abriu em Janeiro de 2022, formalizamo-la nesse primeiro trimestre, foi aceite no segundo semestre de 2022 e a partir daí tivemos de desenvolver todo o projecto de execução dessa obra e lançar um procedimento concursal que ficou terminado, sensivelmente, agora em meados de Maio/Junho. Só agora foi possível lançar a obra e, portanto, iniciar esta intervenção, portanto, é uma candidatura que abriu já com verbas de overbooking [depois do tempo]”.

Em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE a câmara municipal explica que as empreitadas vão obrigar “ao corte temporário de uma das vias da Rua Eduardo Ribeiro Pereira (na zona da intervenção), o que fará com que, durante parte da obra, o trânsito neste troço circule alternadamente com recurso a semáforos ou através do auxílio das forças de segurança”. Durante este período, dizem, “será permitida a circulação pela estrada do Ribeiro de Cavalo, entre o Porto de Abrigo e o Sentrão”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -