O Setubalense celebra 169 anos com edição especial esta quarta-feira

O Setubalense celebra 169 anos com edição especial esta quarta-feira

O Setubalense celebra 169 anos com edição especial esta quarta-feira

Jornal de “peso” vai ser o maior nas bancas neste dia. São quase 200 páginas dedicadas à importância do jornalismo para a democracia e para a liberdade

A edição de aniversário do jornal O SETUBALENSE, – fundado a 1 de Julho de 1855 -, é publicada amanhã num número especial, com quase 200 páginas, que fará do nosso título o maior jornal das bancas portuguesas esta quarta-feira.

- PUB -

Para celebrar os 169 anos, que coincidem com os 50 anos do 25 de Abril, o jornal decidiu impulsionar o debate sobre a importância do jornalismo para a democracia e para a liberdade.

“Nesta altura, em que Portugal saboreia meio século de liberdade ao mesmo tempo que espreitamos, por cima do ombro, para as ameaças à democracia, que se aproximam velozmente, concluímos, em conjunto com a professora Rita Figueiras, directora convidada para esta edição especial, que o tema só podia ser, obviamente, relacionado com estes três bens supremos; o jornalismo, a liberdade e a democracia”, explica Francisco Alves Rito. O director d’O SETUBALENSE acrescenta que, com esta edição comemorativa temática e com o envolvimento da academia e da juventude, o jornal pretende “alargar horizontes nesta reflexão”.

Esta edição conta com a participação de professores universitários, investigadores e estudantes, numa ligação à academia que começa com a directora convidada para o aniversário, a setubalense Rita Figueiras, professora da Universidade Católica Portuguesa.

- PUB -

O jornal de amanhã é feito, também, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), cujo curso de Comunicação, da Escola Superior de Educação (ESE), completou 30 anos no ano lectivo que terminou agora. A parceria com o curso de jornalismo da ESE/IPS traduz-se na publicação, amanhã, de 13 artigos seleccionados do último número da Revista Perfil Local, editada pela escola, e de outros trabalhos, inéditos, feitos por professores e estudantes especificamente para O SETUBALENSE.

Artigos de investigadores (doutorandos e mestrandos), entrevistas com quem foi vítima das perseguições da ditadura, reportagens nos diversos concelhos do distrito sobre aspectos relacionados com o a Revolução e a Liberdade, são alguns dos conteúdos que também vai poder ler a partir de quarta-feira.

Entre as mais de uma dezena de personalidades que O SETUBALENSE entrevistou para este número especial que sai depois de amanhã, o destaque vai para Miguel Poiares Maduro. O antigo ministro dos tempos de Passos Coelho, que é reconhecido internacionalmente como um dos mais prestigiados estudiosos nestas matérias que escolhemos como tema de aniversário, é o nome mais forte entre os apontados para novo comissário europeu português.

- PUB -

A edição especial de aniversário vai estar, como habitualmente, nas bancas de todos os 13 concelhos do distrito de Setúbal, tem quase 200 páginas, e custa apenas mais 50 cêntimos, sendo o preço de capa 1,5 euros.

Académica Rita Figueiras habituou-se a ver O Setubalense logo na infância

A professora universitária setubalense, que é a directora convidada da edição dos 169 anos d’O SETUBALENSE conhece o jornal desde muito pequena. Rita Figueiras habituou-se a ver o título em casa, junto com outros jornais, como o Expresso, quando ainda não sabia diferenciar o local do nacional. “Via Setúbal na primeira página do jornal e pensava que era por a cidade ser muito importante, não tinha noção que era por ser o jornal local”, conta a investigadora na reportagem gravada para a RTP.

Docente da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o doutoramento em Ciências da Comunicação, Rita Figueiras é também investigadora e professora convidada em várias universidades estrangeiras, além de comentadora e articulista em rádios e jornais como a TSF, Antena 1 e Público.

Portugal em Directo: RTP vem a Setúbal estar connosco

O aniversário d’O SETUBALENSE traz a RTP a Setúbal amanhã. A televisão pública vai dedicar parte do programa Portugal em Directo, de quarta-feira, aos 169 anos do jornal, com uma reportagem feita na nossa redacção, pela jornalista Filipa Marques Henriques, e um directo, a partir do Miradouro, em Setúbal.

A reportagem será emitida depois das 18 horas sendo que o directo terá lugar já por volta das 18h40. É que o programa Portugal em Directo desta quarta-feira começa um pouco mais tarde, por causa da transmissão da Volta a Portugal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -