1 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Nuno Canta realça importância da requalificação da Praça 1.º de Maio e do Largo do Guitarrista

Nuno Canta realça importância da requalificação da Praça 1.º de Maio e do Largo do Guitarrista

Nuno Canta realça importância da requalificação da Praça 1.º de Maio e do Largo do Guitarrista

O autarca considera que a intervenção “tem implicações profundas no desenvolvimento da cidade”

 

“Uma oportunidade excepcional para o nosso desenvolvimento urbano e comercial e para aumentar a qualidade de vida e do ambiente dos montijenses”. Foi assim que Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, definiu a importância das obras de requalificação da Praça 1.º de Maio e do Largo do Guitarrista, inauguradas no sábado.

- PUB -

“Este projecto tem, pois, implicações profundas sobre a cidade e sobre o seu desenvolvimento”, reforçou o autarca, durante a cerimónia de inauguração, que contou ainda com as presenças de Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal, e Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, além do arquitecto Rui Mendes, responsável pela obra.

Em comunicado, a Câmara Municipal do Montijo salienta que “a reabilitação urbana da Praça 1.º de Maio e do Largo do Guitarrista permitiram recuperar um espaço histórico na cidade” que, lembra a autarquia, contou com “ocupação diversa ao longo do tempo”.

A existência de “um poço circular de abastecimento da cidade e, mais tarde, um coreto circular” são dois exemplos apontados sobre a ocupação do espaço em tempos passados.

- PUB -

A empreitada, adianta o município, “incluiu o alargamento do espaço pedonal com desenhos da artista plástica montijense, Fernanda Fragateiro, e a construção de um banco circular em pedra de Lioz, que surge suspenso do pavimento contínuo e cujo desenho se abre para a Igreja da Misericórdia”.

Ao mesmo tempo, vinca que as obras prolongaram “a permeabilidade do solo no centro da cidade de modo a favorecer a infiltração das águas com a plantação de árvores em espaços verdes circulares”.

“O projecto foi incluído no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), tem um investimento de 481.613,31€, com financiamento de 50 por cento por fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020”, acrescenta a autarquia. A cerimónia de inauguração foi abrilhantada pela actuação da orquestra de percussão Batucando.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -