Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes recebe a partir das 15h00 de sábado mais uma festa em tom de protesto
Este ano o Seixal vai comemorar mais um Natal sem Hospital com o tradicional encontro que junta autarcas, população e artistas numa festa que está programada para este sábado, 17 de Dezembro, às 15h00, no Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes
“Num espectáculo musical único, artistas locais e nacionais associam as vozes à justa reivindicação da população, Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, Plataforma Juntos pelo Hospital e órgãos autárquicos, para a construção de um hospital público no concelho do Seixal e por melhores condições de acesso à saúde”, comenta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.
Relembra a autarquia seixalense, em nota de Imprensa, que o hospital no Seixal é um equipamento de proximidade que irá permitir “descongestionar o Hospital Garcia de Orta, em Almada, cujos recursos estão esgotados perante o elevado número de utentes aos quais tem de responder”. Ou seja, o objectivo é que a unidade responda aos cerca de 170 mil habitantes do concelho da baía.
Já se passaram vários anos com esta unidade hospitalar a ser prometida por governos e sem nunca sair do papel, inclusivamente, em 2009, a então ministra da Saúde do Governo PS, Ana Jorge, esteve no Seixal onde assinou com o presidente da Câmara na altura, Alfredo Monteiro, o protocolo para a construção deste equipamento, que chegou a ter 2013 como prazo de construção. Entretanto o governo caiu, e continuou o corolário sobre este equipamento de saúde.
No final de 2016, o Ministério da Saúde inscreveu no Orçamento do Estado para 2017 a verba para relançar o projecto e concurso para construção do hospital no Seixal. Até à data, população, autarcas e comissões de utentes continuam a lutar pela construção deste equipamento e pelo direito à saúde.
A iniciativa Natal sem Hospital, tem entrada livre, sendo que a lotação está limitada ao espaço. Vão subir ao palco as Vozes do Atlântico, Diana Soares, Maria de Lourdes, Vítor Paulo, Mário Barradas, Jean Cremona, David Antunes e Emanuel Moura, David Ventura, Diamantina Rodrigues, Brothers Soul, Dany Silva, Banza, Ricardo Mestre e Nuno Correia.