Projeto arrancou na Escola Básica de Aranguez e tem como objectivo consciencializar para a adopção de comportamentos mitigadores face a riscos e alterações climáticas
O projeto “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas” está a decorrer até dia 31 de Janeiro nas escolas Básica de Aranguez e Secundária Sebastião da Gama.
Ao longo das duas semanas os alunos têm a oportunidade de visitar mais de uma dezena de bancas temáticas, apresentadas com a finalidade de “sensibilizar para a importância da adoção de comportamentos essenciais para a adaptação e mitigação de riscos resultantes das atuais alterações climáticas registadas no planeta”, avança a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.
A iniciativa teve início esta segunda-feira e conta com a participação de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, sendo estas entidades dinamizadoras do projeto, que conta também com a participação do Centro Hospitalar de Setúbal, Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Ricardo Jorge – Polo de Águas de Moura e Autoridade Marítima Nacional, através do Comando de Setúbal da Polícia Marítima.
Para o último dia do projeto, 31 de Janeiro, está prevista a inauguração de um mural alusivo à temática das alterações climáticas, na Escola Básica de Aranguez, assinado pelo reconhecido street artist Ivo Santos aka Smile.
Este projeto enquadra-se no programa “Comunicação e Sensibilização em Cenário de Risco Associados às Alterações Climáticas”, convergente com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climática no objectivo de incentivar a participação, divulgação e sensibilização junto da população sobre estas problemáticas.
ONU reconhece trabalho de Setúbal
Em 2017 a Organização das Nações Unidas (ONU) certificou Setúbal como Cidade Resiliente, considerando que o município está preparado com estratégia, planeamento e recursos tecnológicos e humanos, para dar resposta a potenciais riscos.