Aquisição de 800 mil euros abre espaço a novas empresas. Vítor Proença destaca aposta “histórica” para futuro
O Município de Alcácer do Sal vai comprar um terreno de 12,9 mil metros, anexo à Zona Industrial Ligeira (ZIL), para iniciar a expansão da área de acolhimento de empresas, com vista ao reforço da atracção de investimento e emprego.
A aquisição do terreno, por 800 mil euros, foi aprovada na reunião pública de câmara, na quarta-feira, e é considerada, pelo presidente Vítor Proença (CDU) como um acto “histórico, de grande ousadia deste executivo, para o futuro, para contrariar a tendência de redução demográfica”.
A oposição votou também a favor. “Não podemos deixar de enaltecer. Com certeza que é uma alavanca para a economia local. [A ampliação da ZIL] é um projecto ambicioso, esperemos que se concretize.”, disse o vereador Gabriel Geraldo (PS).
Vítor Proença sublinhou que o concelho já tem pouco espaço adequado à instalação de empresas e explicou que, com a ampliação, a ZIL passará a dispor de lotes de grande dimensão, para eventuais grandes investimentos, assim como lotes médios e mais pequenos. O regulamento de ocupação da ZIL está também a ser preparado, de forma a que os projectos possam ser avaliados quanto à capacidade de gerar emprego.
O vereador Manuel Vitor de Jesus (CDU) informou que, após a aquisição do terreno, o município vai dar início à elaboração dos projectos de infra-estruturação e o presidente estimou que essas obras devem representar um investimento de aproximadamente um milhão de euros.
A parte nova da ZIL, que vai ter espaços verdes e de lazer, deverá ficar com 25 ou 26 lotes.