Município foi ainda distinguido, pela terceira vez consecutiva, com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva
A implementação de um mercado de trabalho inclusivo fez com que a autarquia da Moita fosse distinguida como uma de duas autarquias que receberam uma Menção de Excelência no âmbito do projecto Marca Entidade Empregadora Inclusiva, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, salienta que a atribuição é muito honrosa para a autarquia e que traduz o trabalho desenvolvido pelos vários agentes do município.
“Para nós tem um significado de enorme importância, enorme relevância, porque traduz aquilo que é um esforço de todos, da câmara municipal, de todos os trabalhadores,
todos os envolvidos neste projecto que visa fazer o acolhimento das pessoas que, porventura, terão alguma dificuldade de inserção no mercado de trabalho ou porque têm alguma situação que as coloca em situação de desvantagem”, disse a O SETUBALENSE.
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva é atribuída às entidades que contribuam positivamente para a “implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam, por práticas de referência, nos domínios do recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional, manutenção e retoma do emprego, acessibilidades e serviço e relação com a comunidade”, explica a câmara municipal em nota de Imprensa.
À edição de 2023, que decorreu entre 2 de Janeiro a 1 de Março, candidataram-se 165 entidades dos sectores privado, público e da economia social.
Estas foram avaliadas por uma comissão de peritos constituída por profissionais da Sociedade Portuguesa de Engenharia e Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (SUPERA), a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), e, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Em declarações a O SETUBALENSE, Anabela Rosa, vereadora da Câmara Municipal da Moita, explicou que esta é a terceira vez consecutiva que o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) reconhece o município da Moita com esta marca, mas a menção constitui novidade.
“Já é a terceira vez consecutiva a que o município da Moita recebe do IEFP a atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, que se destina a reconhecer publicamente as boas práticas de inclusão ao nível laboral e social das pessoas com deficiência ou com algum tipo de incapacidade ou vulnerabilidade”, explicou.
A autarca reitera ainda os elogios de Carlos Albino ao empenho que a autarquia moitense apresenta no âmbito destas integrações.
“É revelador do empenho que a Câmara Municipal da Moita tem colocado no desenvolvimento de práticas promotoras de empregabilidade e de pessoas com deficiência, incapacidade e outras situações de desvantagem social através da celebração de contratos de emprego apoiado em mercado aberto”.