Vento forte que se fez sentir durante a madrugada desta terça-feira causou danos por toda a freguesia
O vento forte que se fez sentir durante a madrugada desta terça-feira provocou danos na garagem das ambulâncias no quartel dos bombeiros de Cacilhas, na Costa da Caparica e num apoio de praia na Praia do Tarquinio. Nos dois locais, os danos foram concentrados no telhado, afectados pelo vento forte. Também a estrutura da feira do livro na frente ribeirinha ficou destruída.
“Houve um fenómeno de vento muito forte entre as três e as quatro da madrugada desta terça-feira que provocou danos por toda a freguesia e que os bombeiros e a protecção civil estão a resolver”, disse durante a manhã José Ricardo Martins, presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica.
Houve registo de 57 quedas de árvores e de postes de telecomunicações por toda a Costa da Caparica.
“As ocorrências relacionadas com quedas de árvores foram já resolvidas e não há perturbações no trânsito, mas há uma zona da freguesia que ficou sem comunicações, na Rua Henrique Mendia devido à queda de postes de comunicações e que já foi comunicada para ser resolvida”.
No quartel dos bombeiros de Cacilhas, o telhado da garagem das ambulâncias levantou devido ao vento forte. Não há danos nas viaturas e a situação está a ser resolvida. “Não estava ninguém no interior e não houve equipamentos afectados”, disse José Ricardo Martins.
No paredão da Costa da Caparica, o apoio de praia e o restaurante Traquínio, a primeira na frente de praia, sofreram danos no telhado. O proprietário afirmou que se está a proceder à reparação do telhado. Em frente ao restaurante, a estrutura da Feira do Livro, em lona, também desabou devido ao vento forte.
Nas praias não houve registo de galgamentos costeiros e a circulação pedonal no paredão da Costa da Caparica não está interdito. “Há muita areia nas praias que impede o avanço do mar, mas vamos estar atentos ao desenrolar da situação”, avançou o autarca.
Em toda a região de Setúbal foram registadas dezenas de ocorrências relacionadas com o vento forte e chuva persistente. Em Sesimbra, uma queda de árvore provocou danos numa viatura estacionada. No Montijo, uma árvore caiu dentro de uma creche para fora das instalações. Em Setúbal, uma árvore caiu em cima de um muro de uma habitação.